Cirurgia laser PRK: minha experiência

14 jun

Apesar de encontrar diversos relatos sobre a cirurgia a laser PRK, à qual me submeti há menos de uma semana, esses são um tanto quanto antigos e geralmente trazem descrições de experiências sofridas no pós-operatório. Vou tentar ser breve:

 

A decisão:

Era uma vontade antiga, mas o meu grau parecia não se estabilizar nunca, requisito básico para se submeter a esse tipo de cirurgia. Neste ano, porém, após realizar o exame período da empresa na qual trabalho (Serpro), surgiu a notícia de que o grau estava estancado há mais de um ano. O maior problema é que ele parou exatamente onde não deveria: 4,5 de miopia. Para quem não sabe, os planos de saúde cobrem a cirurgia a partir de 5 graus. Abaixo disso, ela é considerada estética.

Decidi realizar os exames pré-operaórios, mesmo sem saber se poder bancar os custos da operação. Para minha surpresa, duas semanas após os resultados, a moça da clínica me liga com a notícia de que o plano de saúde havia autorizado. Creio que provavelmente “somaram” os graus de miopia e astigmatismo, que me me deixaria na casa dos 6 graus.

 

O tipo de cirurgia:

Pelos exames do pré-operatório, indicaram-me o método PRK, que consiste em aplicar o laser diretamente à córnea. Nesse método a recuperação é mais lenta e dolorida (pelo menos foi o que li em vários relatos).

 

Antes da cirurgia:

Antes de se submeter ao procedimento, você é obrigado a concordar com as possíveis sequelas que podem aparecer. E elas são diversas: vão desde miopia noturna à perda total da visão. Nesse ponto eu me questionei bastante se valeria a pena me submeter a isso, visto que eu poderia viver muito bem com minhas grossas lentes e sem usar óculos escuros. Eu pensava coisas como “tem gente que tem miopia muito maior e não pode fazer cirurgia etc etc”. A dúvida cruel só foi embora após ouvir muita (muita mesmo!) gente que se submeteu à cirurgia. A grande maioria tinha realizado o procedimento por conta de graus bem inferiores aos meus.

Decisão tomada e contrato assinado, foi hora de me consultar com…o Dr. Google. Eis que me vejo diante do Youtube assistindo à cirurgia. Fica o alerta: NÃO FAÇA ISSO. Você simplesmente fica em choque e pensa seriamente em desistir. O pior mesmo é sensação na hora de aplicar o laser. Você sabe exatamente o que estão fazendo em você.

 

No dia da cirurgia (e na cirurgia):

Dormi tranquilo, mas cheguei atrasado à clínica, que fica muito longe da minha casa. O médico e o prontuário atrasaram. A moça me chamou para vestir uma roupinha ridícula de TNT amarelo e começou a pingar os colírios anestésicos. Essa etapa é muito mais demorada do que a aplicação do laser em si, que não leva mais do que 5 minutos em cada olho. Neste tempo inclui-se a inserção de um alargador, muita fita crepe nas pálpebras, raspagem e aplicação do laser. Lembram-se do video do Youtube? Pois é…

O barulho que mais causa espanto é o do laser. Parecem estalos de acendedores de fogão. Bem perto do seu olho fica um pequeno sugador de ar, que tenta retirar o cheiro de pele queimada, para que você não se desespere.

Após a cirurgia eles te levam a uma sala para verificar se você já enxerga bem. É um choque! Ao abrir os olhos você consegue ver muita coisa, um milagre! Na volta para casa eu já conseguia ler placas de trânsito e carros.

 

O primeiro e segundo dia:

Era praticamente impossível enxergar algo. Eu tinha noção de que a visão havia melhorado, mas tudo estava muito turvo e torto. A sensação da minha visão se comparava a de filme 3D, mas sem os óculos. Logo, tudo torto. Tentava assistir televisão, mas qualquer luz incomodava. Um dos medicamentos para dor (com retenção de receita) me deixava sonolento o dia inteiro. Eu dormia por horas e ainda sim não perdia o sono à noite. Diferentemente de outras pessoas, eu abri o olho normalmente em todos os dias. Nada de pálpebras coladas, apenas uma leve sensação de olho seco – por conta da lente de contato que está no meu olho. Não senti dor alguma em nenhum momento pós-cirurgia. Pode ser efeito do remédio que me dava sono, mas todos os relatos de dores e ardência não ocorreram comigo.

 

O Terceiro dia:

A claridade ainda incomodava muito. Continuava com minha visão 3D desfocada e o sono era menor. A visão nas primeiras horas da manhã me parecia boa, mas ao chegar no final do dia era praticamente impossível continuar acordado. O jeito era….dormir!

 

O Quarto e quinto dia:

Melhora ocnsiderável na visão. Eu conseguia chegar ao final do dia com uma acuidade visual decente, que me permitia ver TV com brilho quase normal e não usar óculos escuros dentro de casa. Ler é ainda um martírio, a não ser que a fonte seja a 25. Fui ao supermercado e à tarde consegui passar de um chefe do Mario Galaxy – apesar da dificuldade em ver alguns detalhes. Nada mal para quem mal conseguia se manter acordado até o dia anterior.

 

Sexto dia:

Hoje retornei ao trabalho. Minha visão está 70%. Consegui pegar ônibus com grande facilidade. O grande incômodo é o constante turvamento da visão, principalmente enquanto estou lendo. A sensação que tenho é de que estou usando uma lente de contato velha, que insiste em embaçar o tempo todo. Outro fator é que a visão está muito nítida, mas como se eu tivesse o grau do astigmatismo ainda presente. Essas sensações desaparecem imediatamente à aplicação do colírio lubrificante. Nesses momentos dá pra se ter idéia de como a visão ficará no final. Como em todos os dias, não tenho dor alguma. Depois de amanhã retornarei ao médico para a retirada das lentes de contato que ajudam na cicatrização.

About these ads

271 Respostas to “Cirurgia laser PRK: minha experiência”

  1. will 08/11/2010 at 4:40 am #

    cara, que legal ver seu post!
    Eu tenho 7 graus de miopia. Realizei exames dois anos atrás para LASIK, porém não pude fazer a cirurgia por causa da espessura da córnea.
    Cheguei a ver relatos sobre o pos-operatório que foram, de certo modo, assustadores.
    Não sei se os procedimentos para o PRK são iguais ao LASIK. Tomara que a tecnologia ajude a quem, hoje, não possa operar, para depois também poder abrir os olhos de manhã e não ter que caçar os óculos para levantar.rs
    abs.

  2. Flávio 15/12/2010 at 4:36 pm #

    Cara…Muito legal seu post mesmo ! Eu tenho 12grau de miopia em cada olho e quase 5 de astgmatismo em cada olho…totalizando ai uns 16grau em cada olho…Imagina como eu enchergo ne ? Graças a Deus eu uso lente de contato a uns anos e fazem parte de minha vida se tira-las de mim é como tirar uma perna ou um braço =( Fiz 3 exames durante uns 2 anos na esperança de poder fazer a Lasik e não teve exito…Porque apesar de eu usar lentes eu enchergo muito mal principalmente a noite e acabo tendo uma vida não muito normal me sinto inseguro ao sair principalmente a noite, dirigindo mesmo é um pouco ruim por causa de buracos, ler placas essas coisas ne…Hoje fiquei sabendo dessa cirurgia PRK eu não conhecia ela, então vou entrar em contato com o hospital especializado para saber dessa cirurgia e se o procedimento é o mesmo da Lasik se não for então há uma esperança ainda pra mim…Estou até sem ter como realizar meu sonho que é ser Piloto de avião por causa disso fiz vestibular passei em Ciência Aeronautica com habilitação para piloto comercial mais não seguir em frente porque com o problema de vista que eu tenho com certeza eu não iria ser aprovado no exame de vista…O que me resta agora é fazer novos exames e ver se tenho condições de fazer essa PRK se não tiver o geito é esperar uma futura nova cirurgia né pois a medicina sempre avança e sempre aparece novos metodos. Um abraço !!!

    • Frederico 17/12/2010 at 11:12 pm #

      Flavio, eu tinha 17 de miopia e 5 de astigmatismo!!! Tinha o mesmo problema que vc, nao podia fazer o laser e tal. Em 2003 eu conheci a Eye Clinic em Sao Paulo. E entao fiz um implante de lentes de worzt com o Dr. Walton Nose. Hoje teno 2 graus e uso oculos so pra dirigir…minha vida mudou completamente.

    • Jorge 24/05/2011 at 8:30 pm #

      Olá Flávio!
      Lí seu post agora. Nesta quinta estarei realizando a cirurgia PRK personalizada. Há pelo menos uns 5 anos faço exames e já devo ter consultado a maioria dos oftalmos de Curitiba. Tenho 9 graus de miopia e 1 de astigmatismo em cada olho aproximadamente.
      Acredito que o seu caso seja necessário vc realizar a cirurgia com lentes intra oculares, (aproximadamente 8 mil cada olho) uma vez que a cirurgia a laser pode tirar até 15 graus dependendo da sua espessuara de córnea.
      Bem, o que eu gostaria de dizer, é que acredito que vc um dia poderá sim ser piloto, se esse é o seu sonho!
      Boa sorte, e não desista!

    • Dacilene Tavares 13/06/2011 at 6:13 pm #

      A todos que desejarem fazer esa cirurgia. No meu caso eu realizei a PRK, devido ter a córnea fina conforme informou o médico. Ocorreu tudo bem, assim que terminou fui a recepção do Hospital da Visão ( Natal- RN ) local onde foi realizada a cirurgia peguei minha carteira do plano e vim para casa, no caminho fui a farmácia comprei uns medicamentos ( colirios e um anti-inflamatório comprimidos ) com 03 dias voltei ao médico, falou que estava excelente a recuperação. Com 09 dias voltei ao médico retirou uma lente e graças a Deus está tudo bem. Irei voltar no dia 27 que faz um mês. Cirurgia realizada no dia 27/05/11 com o Dr: Breno Barth, foi um sucesso!!!

      • Leo 02/12/2011 at 5:47 pm #

        Dacilene teho ceratocone e fiz a minha cirurgia de prk + cross-link no dia 24/11/11 e hj na data em q lhe escrevo 02/12/11 a minha visão ainda se encontra embaçada e qtos dias vc recuperou sua visão completa ou qq outra pessoa q tenha passado por esse procedimento?
        O olho direito talvez tenha que fazer transplante de cornea, isso ta me deixando bolado, pq tirar a peça original e por outra é complicado, se tiver q fazer mesmo só espero q a nova peça não seja do paraguai. rs rs.

  3. Rosildo Mendel 11/03/2011 at 11:51 pm #

    Bom é o seguinte, realizei minha cirurgia de correção visual usando o método PRK (recomendado pelo medico) e estou muito desestimulado. tinha 2 graus de miopia e 1,5 de astigmatismo em cada olho e após 17 dias de cirurgia não vejo nada ou melhor vejo quase nada, usar o computador esta sendo uma tortura a claridade incomoda pra caramba e fora que vejo tudo embaçado, não vou ser mentiroso dizendo que não melhorei nada mais posso dizer que a melhora foi mínima coisa de meio grau, não sei mais o que fazer estarei retornando ao medica no 21° dia mais a esperança acabou.

    • Jorge 24/05/2011 at 8:35 pm #

      Olá Rosildo,
      Acredito que em 90 dias, sua visão estará praticamente perfeita. Um amigo fez a cirurgia e demorou todo esse tempo, mas ficou zerado. Ele tinha 4 graus de miopia.
      Boa sorte!

      • Priscila 15/07/2011 at 12:15 pm #

        eu tinha 4 graus de miopia tambem, hoje faz 1 mês, melhorou bastante a visão, mas ainda estão embaçada de longe, estou usando lubrificante e antiflamtorio.

    • ana 04/05/2012 at 2:00 am #

      mas se vc usar seus oculos vc vai ver , estou no processo de fazer o prk e estou com muito medo

  4. Bruna 26/05/2011 at 2:40 pm #

    É muito bom poder ter um espaço para comentar e ler as experiências com o método PRK.
    Eu tinha 4,5 de miopia e 0,5 de astigmatismo no direito e tenho 3,25 de miopia no esquerdo.
    Sempre quis realizar a cirurgia para correção, e como usuária de lente de contato tive úlcera de córnea umas 3 vezes. Na última terça-feira (24) realizei PRK no olho direito.Eu tinha córnea suficiente para fazer LASIK, porém tenho uma doença auto-imune não identificada que tem como sintoma crises de uveíte, que é uma inflamação na úvea do olho. Sendo assim, o médico avaliou que seria melhor preservar minha córnea pois não sei quando posso ter novas crises de uveíte e o tratamento se dá por corticóide.
    Hoje ainda é o segundo dia após a cirurgia, confesso que senti muita dor e intolerância a luz até ontem, mas o remédio para dor ajudou muito, pois é sedativo e me fez dormir boa parte do tempo.
    Hoje amanheci melhor, apenas com ardência e dor bem mais fraca, mas deve ser por conta da lente de contato. Para longe já estou enxergando com o olho operado, claro que não é perfeito, mas já dá pra perceber melhora, já de perto está tudo borrado. O médico disse que é normal e tem que ter paciência. Li alguns relatos que de acordo com o paciente pode demorar até 3 meses para cicatrização e total reecuperação.
    Na próxima segunda-feira vou retirar a lente de contato e espero estar melhor, até pq tenho que voltar a trabalhar.
    Apesar da dor, que no meu caso foi bem intensa e de ainda não estar 100% recuperada, acho que foi uma decisão acertada. Ainda terei que operar o esquerdo, isso deve acontecer daqui duas semanas. Aliás, o fato de operar um de cada vez foi perfeito, pois consigo enxergar muito bem de perto com o esquerdo e um está compensando o outro. Tbem me ajudou ficar de óculos de sol o tempo todo, inclusive dentro de casa.Atualmente estou usando Zypred, Systane e o remédio pra dor que se chama Paco.
    Espero que o meu relato contribua para os que têm dúvida sobre o que fazer. Mesmo sendo uma pessoa com o problema de uveíte, que é uma crise que pode acontecer a qualquer nmomento, o meu médico encontrou uma forma segura de realizar a cirurgia.
    Boa sorte a todos!

  5. Sandra Regina 22/07/2011 at 11:06 am #

    Sou mãe
    Minha filha tem 13 anos de idade tem 4,75 de miopia no Esquerdo e 4,00 de miopia no Direito, iniciou aos 7 anos idade.
    Sei que é preciso estagnar no 8 graus de miopia, e ela só poderá fazer na fase adulta.
    Estou muitíssimo preocupada

  6. Edson Júnior 14/08/2011 at 7:22 am #

    Olá a todos. Estou no 14º dia pós cirurgia de PRK e estou muito preocupado. Estou com muita dificuldade em ler no computador. Como diz o colega acima, parece que estou assistindo um filme em 3D, mas sem o óculos. No inicio do dia começa bem e depois vai piorando. Será que demora quantos diz para melhorar de vez? Alguém aqui teve que fazer outro procedimento porque não melhorou? Essa espaço para troca de experiência foi fantástico. Abração…

    • Amanda Semerjion 10/12/2012 at 3:42 pm #

      estou na mesma!!! 13º dia… nos dias anteriores estava melhor, hj piorou qdo voltei do almoço…. muito estranho,… tipo 3d sem oculos. eu achei q piorar não ia :-( espero que em mais uns 10 dias melhore… foi o prazo comentado pelo médico!!!

    • Fabiano 27/02/2014 at 3:17 pm #

      Por favor, se ainda acompanhar esse post, me ajude. Faz mais de um mês que fiz a cirurgia, mas continuo vendo como vc descreveu: em 3d sem os óculos… estou mto preocupado. Vc ficou bom? Em quanto tempo?

      • Vivian 06/03/2014 at 8:03 pm #

        Fabiano,
        Eu tenho 1 mes e ainda vejo embassado e tb ando preocupada…dia 10/02/14 terei revisão e espero que o médico me esclareca. Hj so uso o colírio Flutinol ( antialergico e antiflamatorio) e o Systane ( lubrificante). Mas estou anciosa p ver direito…as vezes ficam boa e dps embassam. Tenso!!!!

  7. Karina 14/08/2011 at 2:17 pm #

    Olá hoje estou no 15 dia após a cirurgia e realmente me sinto como vcs informaram acima……minha visão está embaçada ainda….como citaram aí em 3D estou tendo uma dificuldade em trabalhar pois leio muitos emails e imaginem que pelo ao menos 1x ao dia preciso de alguém pra me ajudar a ler ou escrever coisas……realmente bateu um desespero se eu realmente terei uma visão idêntico ao óculos….mas estes depoimentos me criaram esperança e desde já agradeço por postarem suas experiências…..vou mandando notícias. karina

    • jessika maria ferreira 25/11/2012 at 6:57 pm #

      oi tudo bem ….a poco tempo ao fazer um exame de vista o medico constatou que estou com 5.6 de miopia, nos dois olhos, 2.0 de astgmatismo no olho esquerdo e 1.0 no olho direito . eu queria uma solução para que eu nao preciza-se mais de usar oculos e nem lentes de contato.
      o método da cirurgia laisk para omeu grau seria possivel..ou ainda é pouco para se realizar essa cirurgia? e quanto sairia o orsamento ?

  8. Luciane 14/08/2011 at 8:39 pm #

    olá, vou fazer minha cirurgia de prk nesta quarta-feira, e confesso que estou bem preocupada com o pos cirurgico, estou com medo, apesar de estar muito anciosa também. Até agora só tinha lido relatos negativos, fiquei feliz de ter encontrado este seu relato, me deu mais força! obrigada!

  9. anna 17/08/2011 at 7:37 pm #

    Boa tarde! Sou do sul de minas, tenho 3 graus de miopia, tenho indicaçao para fazer PRK, mas estou com medo, alguem conhece o Instututo Donato de Oftalmologia de Poços de Caldas? Será uma boa escolha?

    • andrefabiano1 17/08/2011 at 7:44 pm #

      Acho um tanto prematuro fazer cirurgia com apenas 3 graus de miopia.

  10. Tatiana Jessica 19/08/2011 at 12:51 am #

    Olá gente é realmente muito bom poder compartilhar essa experiência aqui,afinal quem sofre com problemas na visão sabe a importancia de um procedimento como este,Enfim eu fiz o PRK no dia 12 de Agosto aqui em Recife no Hospital Memorial São José com o Dr. Fábio Casanova que é maravilhoso desde o nosso primeiro encontro,ele foi claro quanto aos procedimentos da cirurgia refrativa,deixando tudo bem claro,os prós e contras, no meu caso vi mais prós.Como também tinha a córnea fina o metodo PRK foi mais indicado,eu tinha 5,5 no O.D e 4,75 no O.E de miopia,Hoje estou no 6º dia da cirurgia e me sinto bem melhor do que quando estava sem óculos ou lentes de contato,a claridade incomoda mas no primeiro momento depois fica aceitável,não senti dores no pós operátorio,foi tudo muito tranquilo graças a Deus,só no 1 e 2 dias que parecia que estava com muita areias nos olhos,e as vezes quando abria os olhos pareciam colados,mas nada do outro mundo ,tudo muito suportável,vi alguns depoimentos de pessoas que fizeram mas não se preocupem cada caso é um caso e a recuperação não é rápida como no lasik,vc só vai ficar bem mesmo 100% após 2,3 meses,e segundo meu médico as chançes de voltar a usar lentes corretivas é de 1% ou seja vale sim muito apena.Estou muito satisfeita e feliz com o resultado pois desde os 11 anos que ra dependente de óculos e lentes e recomendo apesar de estar no 6 dia como falei,me sinto ótima assisto bem,vejo com mais nitidez e no computador confesso que preciso me aproximar um pouco do pc para escrever,mas é temporário,quem puder faça,é maravilhoso.

  11. Edson Júnior 04/09/2011 at 10:34 am #

    Completado um mês. Estou ótimo! Acabaram as preocupações. Vejo muito bem, leio bem no computador. Apenas dirigir a noite, depois de um dia de serviço, fica um pouco difícil. Mas sinto que melhora a cada dia. Os vinte primeiros dias foram angustiantes mas agora estou muito feliz. Abraço e boa sorte a todos.

    • Amanda Semerjion 10/12/2012 at 3:44 pm #

      UFA! hahahaha não tinha lido até aqui!
      que bom!
      abraços!!!

  12. Sandro Cubas 08/09/2011 at 12:26 am #

    Obrigada por expor suas opiniões, é realmente muito importante para quem está nesse processo. Vou realizar a cirurgia amanhã, tive como optar e decidi fazer a PRK, creio em nome de Jesus que dará tudo certo, mesmo assim sinto uma pontinha de preocupação, preciso voltar a trabalhar na segunda-feira e trabalho na frente do computador o dia inteiro… bem, vai dar certo. Voltarei para compartilhar minha experiencia. Estou muito feliz em poder realizar essa cirurgia, e não precisar mais de usar óculos.

    • Glaucia 08/09/2011 at 12:38 am #

      Desculpe, o comentário acima fui eu quem escrevi, Gláucia.

  13. Debora 15/09/2011 at 10:40 pm #

    Muito legal o post, estou pra fazer a cirurgia e so escuto coisas ruins!!! Foi muito incentivador ler seu relato.
    Sucesso!

    • andrefabiano1 16/09/2011 at 4:41 pm #

      Muito obrigado!

  14. mirian orfao 16/09/2011 at 6:45 pm #

    Fiz a minha cirurgia de PRK em 08.09.2011 no Hospital CEMA DA MOOCA com a equipe do Dr, Rodolfo Hanashiro. Se disser que senti algum incômodo na cirurgia ou no pós operatório com relação a dor, ardência ou mesmo intolerância à luz estarei mentindo. Tinha 5,0 graus de miopia no olho direito. Já havia feito a cirurgia de catarata nesse olho e por isso minha preocupação era maior..A respeito da nitidez hoje é o sétimo dia pós cirurgia e estou teclando com muita facilidade este depoimento. Já consigo ler, com alguma dificuldade, é claro, midia impressa e o bom mesmo é sair â rua e conseguir ler
    e ver tudo bem nítido sem os pesados óculos. Não tenham medo,façam a cirurgia e não se arrependerão, Mais uma vez quero deixar registrado aqui meus agradecimentos ao Dr, Rodolfo e equipe.

    • téia 10/08/2012 at 12:53 pm #

      eu tbm fiz com o Dr, Rodolfo Hanashiro,no dia 016\2012 tem 2 meses e pouco,estou bem mas ainda com um pouco de grau q seg o medico ainda vai baixar mas,estou com 2graus aproximadamente na vista direita e 1 na esquerda,ele tinha me dito q deixaria 1g mas ou menos em uma das vistas pra q eu ñ precise usar oculos para perto ja q após os 40 quase todo mundo precisa,ainda estou usando colirios e tenho retorno em outubro para ve como esta,mas posso garanti q se ficar assim ja estou muito satisfeita.

      • Wesley 15/08/2012 at 7:03 pm #

        ola teia gostaria de saber qnto vc pagou pra fzer a cirurgia no cema eu moro perto e gostaria de fazer la tbm qnto custou a cirurgia e os exames para saber se vc esta apto a fzer a cirurgia desde ja agradeço

    • téia 10/08/2012 at 12:56 pm #

      a esqueci de deixa aqui q eu tinha 10 graus aproximadamente nas duas vistas,e o metodo foi o prk.

  15. Fernanda 22/09/2011 at 8:21 pm #

    Estou no sétimo dia após a cirurgia PRK e vejo bem embaçado, é uma dificuldade pegar ônibus, ler e ver as pessoas. Mas tudo normal no período de cicatrização da córnea.

  16. Fernanda 22/09/2011 at 8:25 pm #

    Corrigindo o post anterior estou no 11 dia após a cirurgia e como o médico me explicou, durante o procedimento à laser são retiradas as 7 camadas de pele que nossa córnea tem, então agora elas estão sendo reconstituídas pelo organismo de forma um pouco desorganizada por isso a visão embasada.

    • andrefabiano1 22/09/2011 at 8:29 pm #

      exatamente isso.

  17. Vania 25/09/2011 at 1:12 pm #

    Estou muito feliz por ler esses comentários. Estou fazendo exames para a cirurgia refrativa e o médico já informou que será por este método. Embora não tenha certeza que farei fico aliviada por saber que o método funciona e que finalmente tenho a possibilidade de ver a vida realmente, pois existem lembranças que hj tenho como sonho devido aos 5,0 graus de miopio entre eles o nascimento de minha filha. Sei que realizando a cirurgia terei a possibilidade de ver a vida por inteiro.

  18. Cinthia 16/10/2011 at 11:22 am #

    Estou com a cirurgia marcada para dia 18/10, daqui a 2 dias. Amanhã começarei a aplicar o colírio 4x ao dia como preparação.

    Fiquei feliz com os relatos, mas não esperava todo este tempo de recuperação, afinal quando fiz os exames a minha indicação inicial era para LASIK, que recupera mais rápido e meu médico não disse que levaria mais tempo pelo PRK.

    Eu trabalho por escala, e esperava ficar apenas 3 dias em casa, contando com o dia da cirurgia. Mas acho que terei que conversar com os colegas sobre a possibilidade de levar mais tempo na recuperação.
    Outro problema que estou tendo é com relação ao atestado médico, a empresa já informou que não dará os dias do atestado, e consegui os dias com trocas de plantão. Alguém tem alguma informação sobre lei que obrigue a empresa a me abonar as faltas?

  19. Alessandra Pimentel 21/10/2011 at 4:00 pm #

    Alessandra 21/10/2011 as 13:57

    Pessoal os depoimentos de vocês me deixaram esperançosa pois realisei a uma semana cirurgia pelo metodo PRK e estou sentindo muita dificuldade em enchergar na vista direita onde tinha 7,5 graus de miopia a esquerda que operei na semana passada que tinha 8,75 já estou vendo normalmente porem na direita não e isto me deixou apreensiva e angustiada as vezes penso que algo saiu errado mas diante dos relatos veja que tenho mesmo que ter paciencia pois uma cirurgia é diferente da outra. Alguem que já operou a mais tempo poderia relatar se já passou pela mesma esperiencia e após algum tempo a visão normalizo?

    • andrefabiano1 21/10/2011 at 4:43 pm #

      Alessandra, eu operei h mais de um ano e posso te dizer que perfeitamente normal esse “descompasso” na recuperao. Cada olho tem seu ritmo e, no final das contas, eles ficam ajustados depois de um tempo.

      • Elisabete 02/04/2012 at 2:15 pm #

        Oi André!
        Mesmo em Lasyk, é habitual ao fim de 8 dias ainda não ver bem ao longe?? Vejo-me aflita para conduzir… Estava habituada a ter uma boa visibilidade com as lentes de contacto… O pessoal diz que ao fim de 2 dias do Lasyk, acontece um milagre… Comigo não… Estou a pensar usar óculos durantes os próximos tempos…
        Elisabete

      • andrefabiano1 02/04/2012 at 4:12 pm #

        Elisabete, acho bem prematuro 8 dias, independente do mtodo utilizado. Fique tranquila e siga com os acompanhamentos do seu mdico.

        Andr

  20. Duda 04/11/2011 at 1:20 am #

    Gostaria de saber qual a diferença e qual a melhor cirurgia: PRK ou LASIK? Pois pretendo fazer mas estou com dúvida em qual escolher.
    Obrigada.

    • andrefabiano1 04/11/2011 at 10:24 am #

      Faa uma pesquisa no Google, pois l voc encontrar ilustraoes e videos sobre cada mtodo. um tanto quanto complicado ilustrar a diferena entre os dois mtodos por aqui. No existe melhor ou pior mtodo. Quem vai determinar o que ser utilizado seu mdico, com base nos exames pr-operatrios.

      Andr

      • Thiago 06/11/2011 at 9:18 pm #

        Olha! As duas são boas, porém, com recuperação com prazo diferentes.

      • andrefabiano1 06/11/2011 at 10:50 pm #

        Exatamente.

  21. Eduardo G 09/11/2011 at 1:39 pm #

    Bom dia!
    Fiz a cirurgia já tem 29 dias, a visão semana passada estava melhor por incrivel que pareça. Até o 20º dia eu estava bem tranquilo, mas agora chegando no 30º confesso que estou um pouco preocupado. A visão amanhece bem e vai piorando, continua ainda sem qualidade para perto e ruim para longe. Cláro que dá pra ver um número de onibus, rs, mas sem tanta nitidez. Já tô naquele nivel de pensar se estou tomando algum outro medicamento q esta fazendo mau. Uso um remedio para bronquite (Foraseq) que é um Glicocorticoide e uma das possiveis reações dentre as mil, é visão borrada ou alterada durante o tratamento, ai já viu né?! Mas espero que não tenha nada a ver. Vou voltar aqui com o passar do tempo para dar novas notícias. O complicado é ver gente festeijando uma visão perfeita em 30 dias. Espero que eu e todos vocês consigam a tão almejada visão perfeita! Beijus!

    • andrefabiano1 09/11/2011 at 3:07 pm #

      Eu tive o mesmo problema at os 6 meses. A viso amanhece excelente e termina o dia meio turva. completamente normal. No se preocupe.

      • Eduardo G 09/11/2011 at 5:05 pm #

        Obrigado André!!!

      • Vivian 06/03/2014 at 10:08 pm #

        Fabiano,
        Eu tenho 1 mes e ainda vejo embassado e tb ando preocupada…Mas lendo seu post fico mais tranquila! O seu embassamento só melhorou com 6 meses? E dirigir a noite, vc conseguiu c qto tempo?

  22. Paulo 21/11/2011 at 12:41 pm #

    Fiz PRK a 12 dias. O pior problema é a falta de foco (filme 3D sem oculos). Como em outros relatos, nesse período é um pouco angustiante esperar, mas vamos ver o que vai dar. Quando ocorrer alguma mudança volto para postar os resultados.

    • Paulo 21/11/2011 at 12:44 pm #

      Só para completar… Quando acordo a visão já não está boa, piora quando fico muito tempo lendo e percebo que melhora quando fico um tempo sem piscar, mas quando pisco novamente o foco piora.

      • Paulo 22/11/2011 at 9:19 am #

        13 dias. Parece que hoje piorou um pouco a visão de longe. De perto não sei avaliar.

  23. Eduardo G 24/11/2011 at 12:00 pm #

    Paulo, dizem que na PRK a recuperação da visão se dá de dias a 03 meses.
    Em seguia um link de uma clinica que achei que dentre todos que vi por ae, muito útil para tirarmos dúvidas:

    http://www.clinicataicher.com.br/prk.html

    Boa sorte!!

  24. Paulo 28/11/2011 at 12:01 pm #

    18 dias. Já melhorou bastante, mas ainda tem melhorar mais. Dirigir já está bem mais tranquilo. Já dá para ler letras um pouco menores no computador. Mas a visão ainda está um pouco desfocada. A cada dia percebo pequenas melhoras. O olho esquerdo ainda está um pouco pior que o direito.

  25. Jéssica Souza 28/11/2011 at 12:37 pm #

    Bom dia, ter lido esses depoimentos foi muito importante pra mim! Eu tenho 20 anos, e desde os 3 eu uso óculos, sempre foi meu maior sonho poder realizar a cirurgia de correção, usei fundo de garrafa, tampão no olho direito… conquistei vários apelidos desagradaveis, e depois de quase 5 meses de luta, para que o plano de saúde autorizasse minha cirugia, enfim segunda feira passada eu consegui, e amanhã 29/11/11 ás 09h00 irei realizar a cirurgia método PRK na clinica Sadalamim em Joinville – SC. Tenho 10,25 de miopia OE, e 6,75 de miopia OD… Nem acredito ainda, estou muito nervosa, anciosa, aflita, um pouco de medo, porém com muita esperança! Quero que as horas passem rápido! Depois venho contar como foi meu pós-operatório… Pensamento positivo!

    • andrefabiano1 28/11/2011 at 2:23 pm #

      Retorne mesmo!

  26. Aline Gomes 01/12/2011 at 6:17 pm #

    Olá, faz 7 dias que fiz a cirurgia pelo método PRK, hoje tirei as lentes e está muito ruim de enchergar, tudo embaçado, mas acredito que com o tempo vai melhorar, não tenho achado muitos relatos de pessoas com Hipermetropia e astigmatismo que tenham feito essa cirurgia, como esse é o meu caso, fico curiosa para saber esses relatos…estou na espectativa, mas sei que tenho que ter paciência, o pós operatório foi ótimo, sem nenhuma dor, apenas o olho ficou lacrimejando um pouco e meio inchado, como se eu tivesse chorado a noite toda, hehe, mas nada demais. Conforme for a recuperação, também vou informando a todos por aqui. abraços.

    • andrefabiano1 01/12/2011 at 6:27 pm #

      Aguardaremos o seu relato!

  27. Paulo 02/12/2011 at 12:50 pm #

    22 dias. Já estou bem melhor. Para dirigir durante o dia e nem percebo nada, para ler no computador ainda não está normal, mas já deu para reduzir um pouco a letra que estava enorme. Fantasmas ainda estão aqui. Acho que eles vão demorar um pouco para sumir. Já estou muito satisfeito com o resultado, e recomendo, parar de usar oculos é muito bom. Mas ainda sei que vai melhorar ainda mais.

    • Paulo 09/12/2011 at 1:23 pm #

      29 dias. Melhorou mais. Já quase não lembro de ter feito a cirurgia. Mas ainda não está perfeito, acho que ainda vai melhorar um pouco. No computador ainda não uso letra de tamanho normal (resolução bem alta do monitor) porque cansa um pouco. Mas a satisfação aumenta a cada dia.

  28. Míryam 13/12/2011 at 2:25 am #

    Fiquei muito satisfeita de ler todos esses depoimentos sobre a cirurgia PRK aqui! Vou fazer a minha cirurgia na próxima segunda (dia 19/12) e estou um pouco ansiosa! Mas, como pude perceber, apesar de os primeiros dias serem bem ‘embaçados’, com o tempo melhora! É só ter paciência e calma! :D
    Gostaria de saber uma opinião de vocês…vou viajar no dia 5 de janeiro com os meus pais (vou ter 18 dias de operada) e gostaria de saber se vocês acham se dá para conseguir fazer essa viagem de forma tranquila? Fiquei um pouco preocupada, para ser sincera!
    Aguardo respostaas!
    Beijos,
    Míryam

  29. Wedsley 16/12/2011 at 10:02 pm #

    Sou de Uberlândia e fiz a Cirurgia PRK no último dia 04 de dezembro/2011 aqui mesmo. Lendo todos os relatos, posso informar que passei pelas 2 situações, tanto a LASIK quanto a PRK. Estou com 36 anos hoje, quando tinha 24 anos (ou seja, a 12 anos atrás) eu tinha 13 graus de Miopia e 4 de Astigmatismo, fui ao médico e após vários exames fiz a cirurgia método LASIK. Foi uma experiência maravilhosa.. imagina, 13 graus de miopia, usando óculos desde os 7 anos e você sair da clínica já enxergando alguma coisa, apesar de muito embaçado. A recuperação foi muito rápida, creio que em cerca de 2 meses se não me engano a visão estava PERFEITA. 1 ano após a cirurgia fiz novo exame e houve uma “sobra” de apenas 0,50 graus de miopia em cada olho, o que é praticamente nada se comparado aos 13 graus. A cerca de 1 ano atrás, minha visão começou a piorar um pouco, comecei novamente a ter dificuldades para enxergar de longe e indo ao médico este ano, resolvi por curiosidade saber se poderia fazer a cirurgia novamente, já que ao contrário daquela época, o meu plano de saúde cobre atualmente. Após vários exames, ficou constatado que apesar do grau muito baixo – estava com cerca de 2 graus em cada olho – eu poderia fazer a cirurgia novamente, mas pelo método PRK, e não a LASIK. Como a mina córnea é mais fina (devido à cirurgia anterior), fiz vários exames e após analisar os prós e os contras, resolvi fazer a cirurgia novamente. Muito rápido, o que incomoda mesmo é a pré-aplicação do laser, que incomoda um pouco mas sem dor nenhuma. Os efeitos pós aplicação já foram relatados aqui, mas atualmente tenho muita dificuldade em enxergar, até porque tem pouco tempo. Fazem apenas 15 dias que me submeti à aplicação do laser. O médico me deixou ciente que o período de recuperação é muito mais longo que o método LASIK, mas apesar da visão turva (só pra terem idéia, usei um “mega-zoom” no navegador pra escrever este texto), ela têm melhorado gradativamente, embora muito pouco. Tenho usado os olírios reularmente, e o médico me deixou ciente que até a visão ficar perfeita, ainda vai demorar no mínimo um, podendo chegar a dois, três meses. É um sacrifício que vale a pena só pelo fato de poxer enxergar novamente e deixar o óculos de lado. É um pouco frustrante trabalhar usando a tela do computador, mas tenho certeza que vai melhorar. Analisando outros depoimentos, inclusive de outras pessoas, isso é absolutamente normal, basta ter paciência e aguardar a visão ficar normal novamente.

    • Vanessa 26/01/2012 at 10:11 pm #

      Olá. Legal vocÊ ter mencionado a possibilidade de nova cirurgia ! Eu tenho 14,5 OD e 14.0 OE e o oftalmologista me falou que para não haver risco eu poderia reduzir meu grau para 2,5 a 3.0 graus no máximo. Só em saber que posso reduzir o grau assim já fico bastante aliviada! Ele vai usar o método PRK pois ele disse que sou muito jovem e quer que eu continue levando a vida sem muito risco. Pensar em zerar meus graus um dia,,, Nossa é um sonho pois uso óculos desde os 03 anos de idade. Hoje estou com 25 anos e marcando a data para minha cirurgia. Após realizada venho contar meus relatos.

    • Elisabete 31/03/2012 at 11:31 pm #

      Caro Wedsley,

      Fiz lasyk há 5 dias num olho e 3 no outro e sinto-me frustrada… Vejo bem ao perto, mas ao longe… ui, ui… Para conduzir é bem complicado… Tinha 6 e 8 dioptrias. Como foi com você, a visão ao longe, visto que tinha grande graduação. Ao fim de quantos dias viu bem?
      Obrigada.
      Elisabete – Portugal

      • andrefabiano1 01/04/2012 at 2:05 am #

        Elisabete, com 5 dias praticamente impossvel ter ideia de como ficou. Alias, nas primeiras semanas ela apresenta uma piora acentuada por conta da cicatrizaao. Voc s ter uma viso razovel a partir dos 4 meses em diante. Demora mesmo para cicatrizar. No se preocupe. A sensao de que fez besteira acontece com todo mundo.

    • Wanessa 20/08/2012 at 10:43 pm #

      Oi, quem foi o médico que te operou? Tambem sou de UDI…

  30. Izabel 28/12/2011 at 1:49 pm #

    Alguém já fez essa cirurgia em Belo Horizonte e pode me indicar um médico? Tenho 8.75 no esquerdo e 7.50 no direito além do astigmatismo. Estou tendo úlcera pela primeira vez e quero fazer a cirurgia. Já fiz exames uma vez e minha córnea era fina. Mas me disseram que este método dá para fazer.
    Obrigada,

  31. Marcos 04/03/2012 at 8:26 am #

    Excelente o blog, parabéns ao seu idealizador. Tenho 25 anos e 8,5 graus de miopia no OE e 4 no direito, além de 1 grau de miopia no OE e 3 no direito. Visitei dois médicos bem conceituados em Florianópolis e um deles me aconselhou a nao fazer a cirurgia porque poderia ocorrer uma perda na qualidade da visão. Lendo o blog me pareceu um efeito reversível mesmo que a longo prazo, mas mesmo assim fiquei um tanto preocupado. Alguém tem noticia de algum caso onde a visão efetivamente piorou após a cirurgia?

    Valeu, um abraço!

  32. Raika 13/03/2012 at 3:05 am #

    Alguém de vocês a cirurgia a laser PRK do tipo ‘no touch’ ou transepitelial?
    Estou com a cirurgia marcada pra quinta-feira, tenho 8 graus de miopia em cada olho.
    Confesso que estou bem apreensiva! (Me acho meio medrosa pra essas coisas de cirurgia…).
    Assim que der virei contar-lhes como foi minha cirurgia.

    • Marcos 15/03/2012 at 4:57 pm #

      Boa sorte na cirurgia! Meu caso êh bem parecido com o seu… Espero os seus comentários para me ajudar na decisão!

    • Raika 27/03/2012 at 2:21 am #

      Hoje fazem 10 dias que fiz minha cirurgia PRK Transepitelial, voltei para compartilhar como foi!
      A cirurgia em si foi muito tranquila, sem dor, sem corte (nesse tipo cirurgia que fiz o laser faz tudo, não há corte).
      Os dois primeiros dias meus olhos lacrimejaram muito (acordava com o olho muito inchado), muita aversão à luz (que ainda hoje incomoda) e sentimento de corpo estranho/areia nos olhos… resumindo queria só dormir pra isso tudo passar logo. Ah, e tudo muito embaçado!
      No quinto dia melhorou um pouco, e no sexto já achei que estava enchergando legal (mais ou menos, né).
      Mas aí no oitavo dia voltei no médico pra ele tirar a lente terapêutica (sem grau). Nossa, aí embaçou tudo de novo! Ele falou que era normal, pq com a tal lente ficava ‘liso’ aí a visão ficava melhor, e sem ela o epitélio não estava plano/liso ainda pq ainda estava se regerando.
      Bom, e no nono dia realmente já havia melhorado… Hoje estou com muita fotobia e visão um pouco embaçada mas já muito melhor do que com os 8 graus que tinha!
      Já estou conseguindo estudar, trabalhar, usar computador, tv… =)

  33. Francis 14/03/2012 at 6:29 pm #

    Oi gente fiz a PRK pois minha cornea eé muito fina. estou adorando os resultados. tinha 5,50 em cada olho,ainda não tem nem um mês e fui ao médico essa semana que me disse que por enquanto estou com meio de astigmatismo.
    Nossa estou mega feliz …. Dr.Alberto muito paciente comigo ..nossa Deus é bom demais e ele ainda me disse que tenho chances de diminuir .. nossa,,,
    bjjj

  34. Bia 16/03/2012 at 4:18 pm #

    Ola! Bom, meu relato vai ser um pouco diferente! Fiz PRK no olho E e Lasik no olho D. Porque?
    Tinha hipermetropia e astigmatismo, com olhos muito secos, o que tornava impossivel a adaptacao com o uso de lentes. Oculos? Nunca achava, esquecia, achava um saco…

    Bom, vamos la… cornea Esq. muito fina (475), quando o considerado seguro eh acima de 500. Cornea Dir. ok, liberada para o Lasik.

    Fiz ha cirurgia ha exatos 7 dias, e, o olho D (Lasik) esta perfeito (vejo 110 de 100), mais do que com os oculos anteriormente… Agora o olho E, MARTIRIO!!! Doeu muitoooo, mas muito, mas muito mesmo…. e olha que sou medica e dei uma incrementada na analgesia, mas por 2 dias e meio, eu nao me considerava humana! Nao conseguia abrir o olho, tamanha a fotofobia (aversao a luz), o tempo todo de oculos escuro e com a luzes apagadas, e com muita dor e sensacao de areia dentro do olho. No terceiro dia, comecei a ver um pouco melhor, mas ainda muito borrado, e hj no setimo dia, continuo vendo borrado. Melhora gradativa, mas muito lenta na minha opiniao…

    Pra quem eh cirurgia plastica, e precisa ver detalhes, affe!
    Gracas a Deus, existe o Lasik, e tenho me virado bem com o olho D. As vezes fico um pouco confusa, porque realmente o D esta perfeito, e o E nao…
    Espero que melhore logo, porque eh impossivel nao comparar e tambem pq precisavamos ver com os dois olhos a mesma coisa para o cerebro formar uma imagem equilibrada e final…
    A sensacao nao eh muito boa…
    Mesmo confiando em seu oftalmologista, sempre fica um pulguinha… sera que vou ver perfeito???…

    Ai, PRK, nao gostei de vc! rs rs rs

  35. Luciana 26/03/2012 at 9:44 pm #

    Eu estou no 11 dia de cirurgia e realmente essa descrição do 3D sem óculos é perfeita. Volto a trabalhar amanhã e acho que ainda terei bastante dificuldade com o computador. Ontem minha vião estava horrível, não conseguia ve 10min de TV e hoje já está melhor. só com aqulele problema com as luzes a noite ( que ficam meio embaralhadas). O médico me disse em um mes vai melhorar bastante, mas que durante 3 meses vai oscilar muito, um dia pefeito e outro bem ruim. Espero que passe logo.. mas de qualquer forma, só de me livrar de 11 graus de miopia ja vale a pena a espera.

  36. Geny 05/04/2012 at 3:46 pm #

    Nossa…nunca li algo assim! Seus relatos são muito bons…parabéns!
    Eu tenho 5,50 e 6,50 de miopia, nos olhos esquerdo e direito, respectivamente. Já há um bom tempo tenho pensado em cirurgia, mas o plano não cobria…até que finalmente o meu grau atingiu a marca 5,0! Foi uma maravilha, fiquei muito feliz, afinal de contas, poderia me livrar dos óculos.
    Mas mal tive essa boa notícia, recebi uma péssima… os médicos aqui da minha cidade, Maceió/AL, se juntaram para comprar uma máquina super moderna e decidiram não mais fazer a cirurgia refrativa pelo plano…foi um choque!!!!!!!!!
    Foi aí que soube que em Recife, cidade onde estou agora, não havia essa restrição, os planos cobriam a cirurgia na íntegra… :).
    Acabei de sair de uma consulta no Centro de Olhos de Recife (CENOR) e o médico disse que eu sou uma candidata ideal para deixar de usar óculos e mais, tudo pago pelo plano! Adorei!!!

    Só gostaria de ter alguma indicação dessa clínica, pois não tenho qualquer recomendação.

    Obrigada!

  37. Vanessa 16/04/2012 at 10:29 pm #

    Está chegando! Minha cirurgia foi marcada para quinta-feira (19/05/2012).
    Eu tenho 14,5 de miopia em cada olho e o mue oftalmo falou que poderei reduzir até 3 graus sem risco!!! Nossa estou anciosa para isso!!!!
    Torçam por mim! Assim que tiver realizado a cirurgia e conseguir enchergar o suficiente para responder esse tópico rsrsrs responderei!!!!

    • Vanessa 26/04/2012 at 2:39 pm #

      Bom dia! Hoje venho relatar a minha recuperação após a cirurgia!
      Tem uma semana da realização da cirurgia e já estou quase gabaritando as letrinhas !!!! O Dr. Até falou que logo logo passarei em um exame do Detran rsrsrs estou feliz com o resultado. Meus olhos ainda estão meio turvos ao olhar fixamente para um ponto,´porém já estou conseguindo digitar sem colocar zoom no Pc!!!! Terça feira voltarei ao trabalho! Muito feliz!!!

  38. rafael 18/04/2012 at 8:30 pm #

    Boa tarde pessoal… Fiz a cirurgia PRK a 30 dias.. gostaria de saber se o uso de maconha prejudica na recuperacao..

  39. Amanda 20/04/2012 at 2:01 am #

    Boa noite pessoal, minha cirurgia estava marcado p/ hoje 19/04/2012, mas como tenho 10 graus de miopia nos dois, estava ciente que poderia ter resíduos, ficar com 1 ou 2 graus após a cirurgia, quando o oftalmologista comentou que eu poderia ter dificuldades em usar lentes de contato após a cirurgia, acabei desistindo, pq ele explicou que minha córnea ficaria mais plana podendo não aceitar as lentes, como a minha prioridade são as lentes, desistí, pois odeio usar óculos… Alguém de vcs fez a cirurgia e não zerou? Conseguiram voltar a usar as lentes ou não? Me ajudem contando relatos. Muito obrigada.

    • andrefabiano1 20/04/2012 at 2:08 am #

      No meu caso (2 anos aps a cirurgia) o meu grau zerou completamente. Estou enxergando at o que no deveria. Entretanto o oftamologista disse que eu no pdoeria fazer uma nova aplicao de laser e tampouco deveria coar os olhos, j que minha crnea ficou bem fina. Disso eu j sabia. Voc deve ponderar antes de fazer a cirurgia. E acho que voc fez.

  40. MARIA CLÁUDIA 08/05/2012 at 10:29 pm #

    Olá eu estou a 19 dias após a PKR e estou um pouco preocupada com minha visão pra longe de perto eu estou enxergando tudo mas para dirigir está complicado não reconheço as pessoas de longe e quem não sabe que fiz cirurgia parece que estou ignorando as pessoas. A noite dirigir está complicado cada farol parece um sol as vezes fico preocupada achando que não deu muito certo.

    • Vanessa 08/05/2012 at 11:41 pm #

      Não se preocupa é assim mesmo tbm tenho 19 dias de cirurgia, demora mesmo em torno de 1 mês para a visão ficar quase que 100%. Tirei mihas dúvidas com meu cirurgião e ele me deixou tranquilizada. Converse com o seu cirurgião.

  41. Denise 09/05/2012 at 12:54 pm #

    Olá míopes e ex-míopes!

    Sábado vou fazer uma consulta no Hospital CEMA, na Mooca, porque estou muito insatisfeita com os especialistas que tenho passado ultimamente. Li que esse hospital é referência no tratamento oftalmológico e estou esperançosa quanto aos exames e futuramente uma cirurgia. Tenho quase 9 graus no olho esquerdo, e 6 no direito, mais alguns graus de astigmatismo. Uso lentes de contato há mais de 10 anos e elas estão começando a me incomodar. O último médico que fui me desacreditou totalmente, além de dizer que a estabilização do meu grau é pouco provável, já que tenho 22 anos e todo ano aumenta praticamente 1 grau em cada olho, não me indicou a cirurgia por causa dos riscos, sem ter feito nenhum exame detalhado nas minhas córneas.

    Alguém já passou por esse CEMA? Será que os riscos de perder a visão, ou do grau continuar aumentando, são grandes? Tenho muito medo de perder a visão numa cirurgia dessas, pois tenho muito azar. rsrs.

  42. Otoniel de Paula Oliveira 20/05/2012 at 11:46 am #

    Olá meu nome é Otoniel, tenho 37 anos, possuo -10,00 Miopia e 4,75 astigmatismoO.E e -8,5 miopia e 2,75 astigmatismo O.E.
    Irei fazer a cirurgia nessa quinta-feira dia 24/05/12, no Instituto Donato de Ofamologia em Poços de Caldas, M.G.
    Irei realizar um exame, chamado orbiscan e em seguida fazer a cirurgia pelo método PRK.
    Por ventura algem conhece o Laser Amaris 750 hz?
    Dizem que é a ultima tecnologia , no momento para cirurgia refrativa.
    Estou na espectativa de correr tudo bem, e ter uma recuperação tranquila, confiante que o grau irá zerar, segundo os médicos a possibilidade é grande.
    Irei realizar a cirurgia personalizada, alguem a conhece e pode dizer algo?

  43. Aurelio Domingues 22/05/2012 at 4:18 am #

    Bom eu fiz a minha cirurgia PRK no HOSPITAL OFTAMOLOGICO DE SOROCABA …BOS..fazem hj 26 dias …não esta 100% ainda mais segundo a medica levat de dias até 3 (meses) a recuperção …no começo é horrivel …mais se Deus quiser antes disso ja estraei bem melhor e voltarei postar aki……dirigir to conseguindo já …posso dizer que esta 70%…….vale a pena operar gente so de pensar que nunca mais usaremos oculos…

    Deus abençõe muito vcs ….boa sorte a quem irá fazer…tenham calma…

    • Raquel Salgado 28/06/2013 at 2:52 pm #

      Bom dia Aurelio vou fazer minha PRK no Hospital de Sorocaba dia 04/07/13 e gostaria de saber se os aprelhos são modernos como dizem e se tudo é feito com o laser ou manual (digo a raspagem do olho) e quanto tempo de morou sua cirurgia. Obrigado

  44. Nay 25/05/2012 at 12:10 am #

    Oi pessoal, estou mto feliz por todos voceis q realizaram a cirurgia e q foi u sucesso e tbem dejeso aos que ainda não realizaram o tão sonhada cirurgia q Deus abençõe e ,permita q ela seja realizada com sucesso, pois td é feito pela permissão Dele. Eu peço mto a Deus q ele permita q eu possa realizar essa cirurgia e q ela seja um sucesso, pois sei o q é ter um alto grau de miopia eu tenho 8, grau cada olho.Sei q apesar de ser ruim depender dos oculos p td ainda assim agradeço mto a DEus por poder enxergar.
    Amei poder ler estes depoimentos , eles me alegraram mto.
    bjos a todos.

  45. Marisa Fernandes 14/06/2012 at 7:50 pm #

    Gostaria de saber qual foi o plano que autorizou porque estou na mesma situação que você. Meu grau se estabilizou. Hoje tenho no OE 4.25 de Miopia e 0.75 de Astigmatismo. Ja fiz todos os exames para fazer p Lasik parece que estar todo ok, porem tenho que passar por uma pericia com um médico da operadora.

    • Henrique 09/04/2013 at 6:32 pm #

      Qual teu plano? Existe uma norma da ABM que prevê ao plano cobrir somente a partir de 5,0 graus. Alegando que menos que isso seria ‘estética’ Acabei de ter meu pedido negado… e tenho 4,50 OD e 4,0 OE

  46. ÉDNA 28/06/2012 at 7:42 pm #

    N O S S A !!! Vou fazer a cirugia dia 31/07/12, estou com muito medo……
    É horrível não poder ver direito, a recuperação parace ser um pouco lenta….
    Mas estou firme, e vou fazer !!

  47. Katinha Simão 02/07/2012 at 4:32 pm #

    Vou fazer a cirurgia PRK dia 13/07/12. Tenho miopia 6,75 OD e 5,5 OE. Estou muito ansiosa. Este blog está me ajudando muito a saber mais. Meu oftalmologista me explicou tudo direitinho e já vi um vídeo no youtube, mas bom mesmo é ler relatos de quem já passou por isso. Depois conto como foi.

    • Vinicius Mathias 08/07/2012 at 7:56 pm #

      Eu realizei no dia 19/06/12 tem hr que vejó bem hr embassa ainda….mas sinto uma melhora gradual tinha 4,5 e 3,9 de graus…

      • Vanessa 10/07/2012 at 12:10 am #

        Eu fiz minha cirurgia em 19/04/2012 , sexta feira passada (6/07/2012) realizei alguns exames para verificar como está minha visão após a cirurgia! Para a minha surpresa e dos médicos! Estou com 0 de miopia e 0,75 de astigmatismo no olho direito. O olho esquerdo está totalmente zerado!!!! Eu tinha 14,5 de miopia com astigmatismo!!! Estou muito feliz!!!!
        Boa sorte a todos!!!!

      • andrefabiano1 10/07/2012 at 12:40 am #

        A diferena aps a cirurgia realmente gritante! Aguarde mais, pois os eu grau ainda vai estabilizar, viu? Parabns.

  48. Adriano Dantas 14/07/2012 at 3:43 pm #

    Fiz a cirurgia PRK personalizada há 8 dias (06/07/2012). Achei a cirurgia muito angustiante, pois o médico raspa todo o olho para a retirada do epitélio, espécie de pele do olho, e as luzes que piscam sobre os olhos são muito fortes A aplicação do laser, em si, é bem tranquila. 10 segundos e indolor. Apenas um cheirinho de queimado depois. Todo o procedimento demora cerca de 20 minutos.

    Os primeiros 3 dias foram um tédio. O dia todo em casa, sem poder fazer nada, só ouvir música, e com os olhos doendo. Em alguns momentos doíam muito, ficaram bem vermelhos, e quase fui ao hospital.

    A partir do quarto dia a dor praticamente acabou, e no sexto dia retirei as lentes de contato. No sétimo dia o olho embaçou novamente. Hoje, no oitavo, voltou a melhorar.

    Durante os 3 primeiros dias a vista fica ruim, como um filme 3d sem óculos mesmo. Depois vai melhorando, mas para ler no computador continua bem difícil.
    Eu trabalho o dia todo com leitura, então estou preocupado, pois está dificílimo ler. Meu rendimento está em 20% do usual.

    É possível perceber a melhora na miopia logo após a cirurgia, e esta percepção vai aumentando com o passar dos dias. De todo modo, 8 dias após, ainda dá uma sensação de insegurança, pois a qualidade da visão está longe do ideal, e não dá pra usar os óculos e voltar a ter uma visão perfeita como antes.

    Daqui a uma semana posto novamente.

  49. Pablo RAmalho 18/07/2012 at 5:57 pm #

    Olá galera ! Fiz prk personalizada no dia 10/07/2012 , tinha O.D 8.75 miopia e 1.75 astigmatismo , no O E 8.25 e 2 astigmatismo . Não senti dor nenhuma, nem ardência, um pouco de sensação de areia nos olhos , mas tolerável e só nos dois primeiros dias. Hoje estou com 8 dias de prk e tem hora que melhora tem hora que piora, mas sinto que a cada dia melhora 2 por cento. Mas ainda e muito melhor do que usar óculos e normal ter a sensação que algo não vai dar certo, pois antes era só colocar os óculos para resolver o problema e agora temos que aturar o 3d desfocado rsrsrsrs. Alguém pode dizer se daqui a 10 anos precisa fazer outra cirurgia ou isto e crendice?
    Deus abençoe a todos e creiam que vale os sacrifícios , inclusive financeiros para operar.
    Minha medica deixou de propósito 1 grau de miopia no olho direito para eu enxergar melhor pra perto no futuro. Segundo a equipe dela depois de passar pela aberometria era a melhora coisa a fazer, abraços e sucesso!

  50. Pablo RAmalho 19/07/2012 at 7:01 pm #

    Olha galera ! Só pra constar hoje uma dia depois do meu post anterior tive uma melhora de uns 25 por cento, já estou lendo e vendo tv quase normal.
    Estou sentindo uma grande evolução e os embaçamentos estão quase nulos. Tipo assim estou com 80 por cento da visão perfeita. Já esta valendo a pena ontem foi a primeira fez que fiz a barba sem usar óculos, maravilhosa sensação !
    Operei em botafogo rj, no instituto Otávio Moura BRasil, consultas feitas na BArra da TIjuca e minha cirurgia foi a Dra Ana Carolina Villela.
    Email meu para contatos . prpabloramalho@gmail.com
    Breve trago mais notícias .

  51. Rosinei Aparecida Magnabosco 22/07/2012 at 1:34 pm #

    Bom dia. Gostaria de ver se alguém tem experiência semelhante à minha. Operei os dois olhos de miopia em 2002, utilizando o Lasik.Há pouco mais de um ano, comecei a perceber que a miopia tinha voltado, e junto, a, perda da visão de perto (consequência da idade – estou com 50 anos agora). Mesmo assim, conseguia ler normalmente, e necessitava do óculos para leitura somente em caso de letras muito pequenas (tipo bula de remédio) ou para fazer as unhas. Optamos por operar somente o olho esquerdo, pois um olho compensaria o outro. Operamos no dia 15/06/2012 (cerca de 1,5 de miopia – não era muito) com a técnica PRK. Nos primeiros quinze dias, a visão estava embaçada, com névoa. Fui assistir a um evento, e percebi então que eu estava com visão dupla, tipo, duas imagens mesmo (na internet tem uma palavra – diplopia). Fiz até exame de retina, que acusou um pequeno descolamento da retina. Desde então, estou tratando com colírio para a retina, e também um colírio cicatrizante. Voltei ao médico na semana passada, e ele fez a topografia da córnea, que apresentou irregularidades. Mandou eu usar o colírio mais uns 10 dias, e se não melhorar, disse que fará uma raspagem na córnea. Detalhe: percebo que os sintomas da miopia parecem ter sumido; a visão está mais clara. Alguém teve alguma experiência semelhante?

  52. Katinha Simão 23/07/2012 at 3:52 pm #

    Como havia dito anteriormente fiz a cirurgia dia 13/07/12. Só hoje – 10º dia – tive coragem de mexer no computador. Tô vendo meio estranho, mas quase perfeito. Amanhã retorno ao trabalho e às atividades normais. Estou muito feliz! Não tenham medo. Fiz PRK, os primeiros 3 dias são angustiantes e o momento da cirurgia é curto, mas muito ruim. Não senti dor aluma, só que vi tudo e senti raspando o epitélio, é muito esquisito. No final tudo compensa!

    • Pablo 25/07/2012 at 8:13 pm #

      Marinha como esta tua visão hoje?

      • Pablo 25/07/2012 at 8:14 pm #

        Rsrsr desculpa Katinha!

  53. Amanda 27/07/2012 at 11:47 am #

    Ola Pessoal,
    Fiz a cirurgia PRK a exatamente uma semana, ontem voltei na clinica para retirar a lente de contato. Meu grau nao era tao alto, mas dependia do oculos pra tudo. 2.5 OD e 2.25 OE Astigmatismo e 0.5OD e 0.5OE Miopia. Moro na regiao de Boston e fiz a cirurgia em Burlington,Ma. Fiquei muito feliz em encontrar esses depoimento que tanto nos ajudam e nos dao esperancas. Nao tive dor nenhuma, apenas um encomodo. Lacrimejaram os dois primeiros dias mas depois parou. Estou usando os colirios indicados pela medica, Meu olho esquerdo ja posso ver bem, sem quase nada embassado, mas o direito esta bem embassado e sem muito foco. Voltarei aqui para relatar a continuacao deste pos-operatorio. O olho seca muito. Uso o colirio lubricante o dia todo.
    Deus abencoe a todos e muito obrigada por compartilharem conosco as suas experiencias.

    • Pablo 27/07/2012 at 1:34 pm #

      Amanda parabéns pela sua cirurgia ! Eu estou no meio 17 dia de operado e confesso que tem hora que da saudades dos óculos .Pois estamos acostumados a sentir dificuldades e logo resolver com eles.
      Hoje já estou dirijindo pro meu trabalho e só vou de carro em lugares que conheço ,pois placas eu não enxergo mesmo! Rsrsrsr
      Eu senti uma piora do 15 dia pra cá pra ver as legendas da tv.
      Mas o resto parece estacionado, mas como cada um tem uma experiência diferente, precisamos aguardar com paciência e perseverança .To usando o lubrificante sustando ul, que se colocar duas gotas já deixa agente tomo melecado. Ha tem uma noticia boa, estou enxergando muito bem no meu iPad, esta dando pra digitar bem e o problema e para longe e também não estou sentindo tanta aversão a luminosidade como a maioria relata. Estou usando óculos escuros por orientação medica e não tomo sol de jeito nenhum.
      Eu pensava que quando tirávamos as lentes terapêuticas melhorava a visão, no meu caso não. Tem horas que me arrependo de ter feito prk personalizada, já que dizem que a lasik não oferece tanto riscos assim, mas depois leio outros blogs e relatos e descubro que sim a lastima e mais perigosa e no futuro tende a dar mais problemas que a prk.Ja ouvi inclusive por mais de uma pessoa queda prk e um por cento pra dar problemas no futuro e que a chance da lasik e de quase 5 vezes mais.
      De qualquer forma as duas são seguras , siga seu medico e confie nele. Deus abençoe a todos e sucesso Amanda, volta pra falar como vc esta. Prpabloramalho@gmail.com

      • Pablo 27/07/2012 at 1:37 pm #

        Nome do lubrificante e systane ul.

  54. Sany 01/08/2012 at 4:33 pm #

    Olá pessoal, fiz minha cirugia de PRK Convencional no dia 30/07, estava com medo mas graças a Deus foi muito tranquilo. Não sentí dor alguma, só um pouco de ardência no olho esquerdo, mas nada insuportável. Hoje estou no terceiro dia e a visão está bem embaçada, mas o médico disse que pode levar até um mês pra que eu possa enxergar com perfeição. Então não estou em pânico, vou esperar o tempo necessário, o medo que eu tinha era de sentir dor, mas isso não está acontencendo, então pra mim está tudo tranquilo.
    A claridade não me encomoda muito, mas por orientação não posso ficar sem óculos escuros no sol durante 6 meses.
    Enfim, a cirurgia é bem tranquila, claro que o barulho na hora de aplicar o laser e o cheiro de queimado não é nada agradável, mas só de não sentir dor já dá um alívio bem grande.
    Nesse momento estou usando o computador com a fonte em 200…rsrs. Mas é isso aí, quem quiser fazer a cirurgia eu recomendo sim, só tenham pasciência na recuperação, afinal, por mais simples que seja a PRK, não deixa de ser uma cirurgia e que está mexendo com algo muito importante do nosso corpo, nossa visão, então nada de ficar mexendo no olho ou coçando após a cirurgia ok.

    • Pablo 04/08/2012 at 8:07 pm #

      Oi Sany parabéns pela cirurgia! Eu to passando pela prova. Já dirijo, e enxergo bem melhor do que quando precisava dos óculos e ficava sem eles. Já leio letrinhas pequenas na boa, mas a batalha e ver pra longe.
      24 dias de operado e tem ora que da desespero, mas todo mundo diz que PRK e assim mesmo. Boa recuperação .

      • Sany 14/08/2012 at 5:20 pm #

        Obrigada Pablo!
        Olha, no meu caso, tenho sentido que o olho esquerdo está se recuperando melhor que o direito. Fui ao médico e ele me disse que isso é normal e que há um prazo de até um mês para a visão se estabilizar, então ainda estou dentro do prazo. Mas sinto que a cada dia está havendo uma melhora, hoje mesmo já estou no computador e vejo as letras um pouco sombreadas, mas não preciso mais mudar o tamanho da letra, o que significa que já melhorou, ainda não´está 100%, mas acho que a cirurgia vai dar um ótimo resultado, pois já me sinto bem melhor que antes. Então não se preocupe ok?

  55. Amanda 05/08/2012 at 2:40 am #

    Ja se passaram 16 dias da minha cirurgia e gostaria de compartilhar com vcs que ja estou vendo muito bem com o olho esquerdo mas o direito nao, o direito ainda esta totalmente embassado, e se fecho o olho esquerdo nao enxergo nada. Sera que isso e normal??? Um olho bom e o outro ainda nao???

    • Rosi Magnabosco 05/08/2012 at 2:45 am #

      Em 2002 eu fiz Lasik nos dois olhos, e o olho direito ficou com um pouco de miopia. Agora, fiz o PRK só no olho esquerdo, no dia 15/06, e até agora não estou enxergando direito. E, pior, estou enxergando duplo. Hoje, por exemplo, estava olhando na TV um número formado por dois algarismos, e eu via 3. Por exemplo, se o número fosse 22, eu via 222. Alguém teve alguma experiência parecida?

      • Pablo 10/08/2012 at 1:29 am #

        Rosi eu estou vendo duplo na minha vista esquerda e amanha faz um mês de operada , a visão esta voltando aos poucos, bem aos poucos, mas continuo vendo um pouco duplo na esquerda. Estou muito preocupado, já que na direita não vejo. Este fenômeno só e mais perceptível a noite no painel do carro. Alguém passou por isto? Alguém teve uma vista melhorando mais rápido do que a outra? Ajude los. Abraços Rosi e Deus te abençoe! Vc vai ficar 100.

  56. Neide Almeida 06/08/2012 at 2:06 pm #

    Neide Almeida

    Gostei muito do seu relato e de todos e por isso vou ser sincera com o meu…
    A minha Oftalmo não foi nada legal comigo, fui fazer a cirurgia pronta para o Lasik mais quando já estava com o olho anestesiado e com a roupa cirúrgica a medica falou que minha corneá era fina e faria o PRK, só falou que a recuperação era mais lenta e não falou mais nada, fez a cirurgia.
    Gente eu quase morri de dor o primeiro dia, eu sair da cirurgia enxergando, ao entrar no carro já não consegui mais abrir o olho por causa da claridade, eu já tinha comprado vários colírios para cirurgia de Lasik e tive que comprar vários outro para o PRK já que as medicações são diferentes, ao chegar em casa eu não conseguia abrir o olho, não conseguia dormir de tanta dor, o olho não parava de lagrimejar, era uma pressão na cabeça, era horrível, liguei desesperada na clinica pois não achava que era normal e uma outra oftalmo que me explicou o tipo de cirurgia e que podia ser bem dolorido, meu esposo teve que ir na clinica pegar outro remédio pra tentar aliviar a dor, com esse remédio foi que a dor começou a melhorar e eu comecei a me acalmar, meu esposo tirou umas fotos do primeiro dia e eu fiquei horrorizada, meus olhos incharam de tal forma que eu não conseguia abrir não era só pela claridade mais também pelo olho muito inchado , todo meu rosto ficou mega inchado, meu nariz ficou enorme, esta com um rosto muito feio e o inchaço permaneceu por dois dias, quatro dias depois da cirurgia é que meu rosto e olho voltou ao normal, a visão esta péssima, tudo embaçado, nem com colírio melhora.
    Hoje faz 5 dias que fiz a cirurgia e enxergo muito mal, estou ate usando meus óculos de antes, eu tinha 2,00g em um olho e 1,75g em outro e sinto que esta pior agora, vou voltar com a oftalmo amanha pra tirar a lente mais posso falar que estou muito triste e sinto que não deu certo, vamos ver o que ela vai falar amanha.
    Sei que nem todos passar por isso e que foi tudo bem, não sei se foi sacanagem da minha oftalmo ou se não tive sorte mesmo, se me perguntarem hj vc quer fazer essa cirurgia pelo método PRK eu vou falar não, a dor que senti nos primeiros dias foi muito forte e não ter a visão normal é horrível, fora os dias que estou afastada do serviço, sendo que o programado era só o fim de semana e ter que escutar a família falando um monte .
    Até pra escrever esse msg esta muito difícil mais precisava desabafar. Não quero assustar ninguém até por que tem muito mais relatos que a cirurgia foi ótima do que relatos como meu, mais acho que todos devem saber que isso pode acontecer também.
    amanha escrevo falando o que oftalmo falou.

    Abraços a todos

  57. Mariana 09/08/2012 at 8:38 pm #

    Descobri hoje apos exames que nao posso fazer Lasik e apenas PRK. O seu texto me deixou mais tranquila, porque realmente depois de ver tantos videos e relatos dolorosos (comparado ao lasik) me deixaram bem reticente.
    Obrigado!

  58. caiornp 11/08/2012 at 5:17 pm #

    Muito legal o seu relato, me inspirei nele também fiz a cirurgia. Segue o meu blog com o meu relato http://minhacirurgia.wordpress.com/

  59. Luciene Ferreira de Lima 14/08/2012 at 11:56 pm #

    Fiz LASIK a mais de dois anos, lembro como se fosse hj. Foi perfeita a cirurgia mas não consegui zerar os meus 9 e 9,5 graus de miopia que já foram 12 e 12,5 me sentia o próprio Mister Magoo. Hj estou com 3 graus. Só senti desconforto na aplicação do anestésico e quando saí da clínica o olho lacrimejava muito e ao abrir sentia como se tivesse uma lente solta passeando em meu olho. No dia seguinte enxergava tudo com nitidez. Só que com o passar do tempo percebi que a nitidez foi enfraquecendo e a miopia voltando. Se pudesse faria de novo! Entretanto acho que minha côrnea não tem expessura.

  60. Victor 17/08/2012 at 9:40 pm #

    Olá, pessoal. Primeiramente, quem esta digitando aqui é minha namorada, porque eu não estou conseguindo abrir os olhos. Realizei a cirurgia pelo método PRK há dois dias e ainda não consigo abrir os olhos e focar absolutamente nada. A luz incomoda tanto que mesmo de óculos escuros e olhos fechados qualquer luminosidade, por menor que seja, é dolorosa. Por tanto, é impossível assistir televisão ou ficar em frente a um computador. Além disso, a lente de contato terapêutica é muito incomoda e eu consigo senti-la cada vez que movo os olhos, mesmo eles estando fechados, isso sem falar nas fisgadas e ardências que sinto as vezes. Quando consigo abrir os olhos, só em lugares escuros, percebo uma melhora na miopia, mas que não zerou meus antigos 4 graus de – pelo menos, não ainda. Sei que estou apenas no inicio do processo pós cirúrgico, mas, com toda a sinceridade, do jeito que eu estou sofrendo nesses dois dias se eu pudesse voltar atrás não teria feito a cirurgia. Acredito (ou, pelo menos, torço muito por isso) que ao retirar as lentes no sexto dia eu vá me sentir melhor e ficarei feliz por ter me submetido a cirurgia. Agradeço aos seus depoimentos que me deram ânimo e torço para que os dias passem rápido, para que eu possa voltar aqui e dar um depoimento mais feliz e escrito por mim mesmo. Melhoras aos que, como eu, estão se recuperando e boa sorte aos que ainda farão a cirurgia.

  61. Victor 17/08/2012 at 9:53 pm #

    OBS: Além dos desconfortos já esperados após a cirurgia, alguém também sentiu muita sede? Queria saber se essa sede é normal.

    • Rosi 17/08/2012 at 11:14 pm #

      OI, Victor. Bem, eu não tinha tantos graus de miopia, mas se pudesse voltar atrás teria voltado. Estou com dois meses de cirurgia, e não consigo enxergar direito ainda, por causa da visão dupla. Eu só operei o olho esquerdo. Primeiro acharam que era descolamento de retina, depois a cicatriz da cirurgia que estava desfocando a visão, e agora, o último diagnóstico, é hipermetropia. Trocou a lente do meu óculos, e ficou o caos. Em relação à sede, não sei dizer se tem alguma diferença, porque normalmente eu tenho muuuuuuuuita sede.
      Bem, vamos torcer que tudo dê certo prá todos.
      Bom find.

    • Neide Almeida 18/08/2012 at 1:36 am #

      OI Victor

      eu tive o mesmo problema que o seu na minha cirurgia, até tem um relato bem grande meu, os dois primeiros dias não conseguia abrir o olho e até o sexto não conseguia focar nada, além disso tive muito inchaço no rosto inteiro, os colírios me davam muito sono mais era difícil dormir por causa da lente e também das dores, sofri muito e me arrependi bastante de ter feito. Na próxima terça feira faz 3 semana que fiz a cirurgia em ambos os olhos e ainda tenho dificuldade em focar as imagens, com certeza meu grau ainda não esta zerado.
      Quanto a sede eu tive bastante também, acho que é normal da cirurgia.

  62. Amanda 21/08/2012 at 1:31 pm #

    Ola pessoal, voltando depois de 1 mes de cirurgia, estive na clinica semana passada e fiz os testes … meu olho esquerdo esta bem recuperado e ja enxergo bem com ele gracas a Deus, porem o direito ainda nao mostra nenhuma melhora em relacao a visao … estou pingando 2 tipos de colirios 2x ao dia, e o lubrificante sempre que sinto o olho seco. A medica disse que ainda e cedo para diagnosticar porque leva ate 3 meses para cicatrizacao. Ela disse que iremos esperar ate 4 meses e se nao corrigir faremos novamente. Alguem ja teve que fazer pela segunda vez???

    • Pablo 26/08/2012 at 2:37 am #

      Amanda que coisa chata né? Pois e eu tenho uma visão estranha no meu esquerdo. Vejo um pouco de fantasma. Quanto a palavra da doutora disse que isto pode mudar com o tempo. Sinceramente já ta dando desespero! Vc vai ficar boa tenha certeza.

    • rosinei aparecida magnabosco 26/08/2012 at 5:10 pm #

      Faz dois meses e meio que fiz a minha cirurgia, e estou enxergando duplo. Já cogitaram diversas coisas (até problema no cérebro), mas agora o médico disse que deve ter havido erro na cirurgia. Ele fez um exame no meu olho segunda passada: colocou uma daquelas lentes de teste deles, que tapou quase o olho todo e ficou só um buraquinho, onde se concentrava somente o centro do meu olho. Ali eu consegui enxergar direito. Então ele pediu uma topografia da córnea; ele me mostrou o exame e disse que a parte de baixo da córnea deveria estar toda verde (no exame) e não estava; muito provável que houve um desvio do raio laser que transformou minha miopia em hipermetropia.
      Quinta que vem vamos reavaliar, e provavelmente na sexta a cirurgia será refeita.

  63. Pablo 26/08/2012 at 2:32 am #

    Fiz minha revisão na quinta feira e minha medica fez os teste , e disse que não achou grau nos meus olhos, nem mesmo na vista esquerda que ela disse ter deixado 1 grau de propósito , para aquele lance de enxergar pra perto. Ela mesmo disse , vc ta zeradoporque eu sequei bastante a córnea o que pode ter hipocorrigido. Em um outro aparelho ela disse que achou apenas. Meio grau de astigmatismo em cada olho, mas segundo ela o que vale e o teste convencional, só não entendi , pois pra longe continuo vendo as pessoas um pouco embaçada ou desfocado. Placa de transito de longe não rola mesmo. Será que e o meio grau ? Ela disse pra eu voltar dia 4/10, onde fará nova avaliação .alguém aí sentiu uma melhorar maior aos dois meses? E normal ter dificuldade de ver placa de transito? De perto to enxergando muito! Gente da uma luz aí?
    Só pra não falar só coisa chata , descobrir que colocar um balde com água próximo a cama melhora muito a sequidão dos olhos nas madrugadas e que o melhor colírio pra olho seco tem sido o endura da allergam. Uso também o systane .
    Será galera que agora e só questão de tempo? Me ajuda aí! Tem hora que eu fico muito aflito. Engraçado ela disse que minha vista ta limpa e que a cirurgia foi um sucesso.
    Alguém melhorou muito com dois ou três meses? Abraços e que Deus abençoe a todos.

    • rosinei aparecida magnabosco 26/08/2012 at 5:11 pm #

      Oi, veja meu comentário acima. Depois de dois meses e meio, continuo enxergando duplo. Espero que o exame de quinta e a nova cirurgia possam corrigir definitivamente. Abraços.

  64. Victor 28/08/2012 at 2:29 am #

    Alô galera, tô voltando pra dizer que a minha recuperação tem sindo excelente. Já estou enxergando perfeitamente bem com ambas as vistas (tirando raros casos de visão embaçada ou turva, que a médica disse ser normal) depois de 12 dias desde a cirurgia. Já posso fazer tudo normalmente, inclusive dirigir a noite, ler, usar o computador e sair ao sol sem óculos escuros (a absurda sensibilidade a luz que eu estava tendo começou a diminuir consideravelmente a partir do quarto dia e no sexto eu já estava bem). No inicio, o pós operatório foi doloroso e mais desconfortável do eu poderia ter imaginado, mas os resultados tem sido muito positivos e eu estou muito satisfeito e feliz por ter me submetido a cirurgia. Quem estiver disposto a passar por essa cirurgia também deve estar preparado para momentos bastante desagradáveis, onde será praticamente dependente de outras pessoas para realizar coisas simples, como passar creme dental na pasta de dente, mas com muito cuidado e seguindo a risca as recomendações médicas, o sofrimento logo passa e o resultado recompensa.
    Novamente, estou muito feliz por ter feito a cirurgia e passaria por tudo de novo se fosse necessário… Porque nada paga o preço de poder se viver livre dos óculos.

  65. Valeria 30/08/2012 at 8:57 am #

    Gente…alguem ai fez o Lazik e esta com o olho inchado??? fiz a cirurgia ha 12 dias para astgmatismo…td ok..pequena infeccao nos primeiros dias no olho esquerdo..td controlado…mas o olho direito depois de 1 semana resolveu inchar…sinto meu olhos 2 vzs maior…voltei me consultar..me disseram q esta td normal..pressao…etc…q era para aumentar as doses de colirio….to q nem uma loca pingando colirio toda hora…mas nada…uma sencacao horrivelllllll….pior a sensacao de caca q vc fez de operar…..ja procurei no Sr Google sobre o olho inchar..mas nao acho nada…help!!! alguem teve isso???sera q eh normal mesmo como a medica disse???? acho q se ficar assim pra sempre vou fucar lelehzinha….

    • Pablo 11/09/2012 at 3:19 pm #

      Valeria duas amigas minha fizeram Lasik e não tiveram nada disso que você relatou, pelo contrario fiquei até com inveja, rsrsr, a Lasik que ambas fizeram no terceiro dia elas já estavam 100 por cento. Muito estranho. Volte no seu oftalmo e aperte! Sucesso! Deus te abençoe , vc vai ficar boa!

  66. Caroline 15/09/2012 at 2:26 pm #

    Olá, me submeti a PRK nesta terça-feira, dia 11 de setembro. Hoje é o meu quarto dia de recuperação e estou me sentindo super bem. A cada dia que passa vai melhorando mais. Só durante a noite é que a visão embaça. E a maior parte do tempo, só me sinto bem de óculos escuros (até dentro de casa). Mas pelo que já pesquisei, isso é normal. Adorei esse post, me ajudou a esclarecer mts duvidas. Parabéns pela iniciatiiva.ah, vou ficar acompanhando.

  67. Caroline-RJ 16/09/2012 at 11:24 pm #

    Olá! O seu de depoimento no blog foi muito importante, pois na Internet somente existem informações superficiais sobre o Pós Operatório. Operei a 03 dias e estou passando pelos mesmos problemas que você passou… estava desesperada sem saber que o processo de recuperação era bem lento.
    Espero que o seu grau tenha zerado. Abraços.
    Caroline

  68. Amanda 18/09/2012 at 1:32 am #

    Ola pessoal depois de 2 meses do procedimento PRK infelizmente meu olho direito nao deu certo a cirurgia e tudo indica que vou ter que repetir … o olho esquerdo esta 90% bom … fiquei um pouco triste com o resultado porque lendo os depoimentos vi que a maioria teve sucesso … mas nao vou desanimar, tenho fe em Deus que da proxima ficara 100%

    • Pablo 01/10/2012 at 8:30 pm #

      Oi Amanda espero que vc resolva logo sua situação e não desanime, vc vai fazer de novo e agora vai dar certo. Não pense duas vezes, faca de novo! Estarei torcendo e orando por ti.
      Eu já estou 80 dias de operado e agora sim posso dizer que estou com 90 por cento da visão de ambos os olhos. As vezes alterna uma espécie de borrão no escuro em luizinhas vermelhas de tv, ou no sinalizador de farol de neblina no carro, nada serio , ora no esquerdo e depois direito. Mas também já esteve pior. Dia 4/10 quinta feira irei na 2 revisão. Até o ressecamento melhorou muito! Quase não sinto.
      Estou usando o colírio Endura da Allergan , show de bola, muito bom e caro ,rsrsrs, mas foi o que melhor me adaptei . Bjs a todos e sucesso!
      Quem não fez, faca, to muito feliz em não ter dois parabrisas na cara, e tomar chuva e continuar a enxergar….e maravilho

      • amanda 06/11/2012 at 5:19 pm #

        vou refazer a cirurgia no olho direito nesta proxima sexta dia 09/nov. Deus abencoe que de tudo certo. Semana que vem passo aqui pra deixar as novidades. :)

      • ALLAN FERREIRA 30/07/2014 at 12:58 am #

        Pablo, boa noite meu caro! Seus relatos passam confiança e otimismo. Como vc está hj em dia? Tenho quase 60 dias de operado. Já enxergo melhor, mas sinto que falta muito. Não tenho nitidez pra longe, e de perto embaça. É normal? Isso passa? Forte abraço. Tinha 1,5 de miopia em cada vista.

  69. Eliésio Oliveira 24/09/2012 at 4:44 pm #

    Dia 11 de setembro, fiz a cirurgia PRK no olho direito, o doutor pediu pra fazer um de cada vez por causa de um problema no olho esquerdo q irei resolver da qui um mês, voltando pra cirurgia, eu fiz e senti muita diferença pois quase num usava o olho direito pra enxergar, comecei a sentir hipermetropia, num conseguia ver nada de perto, mais aos pouco estou conseguindo ver, hj ja é o 14 dia, ainda sinto a vista muito embaçada, mais parece estar melhorando gradativamente, semana q vem posto como esta meu olho…

  70. Maicon 17/10/2012 at 5:11 am #

    Fiz a cirurgia PRK faz uns 2 anos e meio e nesse período tive sensação excelente de não precisar mais de óculos. De uns meses para cá,perdi parcialmente a visão do lado esquerdo. Ficando embaçada e parecida como antes de passar pela cirurgia!Tive ou tenho miopia e astigmatismo!Alguém conhece algum relato sobre isso??

  71. JESSICA 22/10/2012 at 3:10 am #

    Boa noite, fiz a minha cirurgia PRK no dia 31/08, hoje fazem 8 semanas quase, e ainda tenho visão com fantasmas, em ambos os olhos, o ue medeixa muito triste…medo de não passar…..alguem passou por isso???

  72. Amanda 16/11/2012 at 12:38 pm #

    Bom dia pessoal … fiz a cirurgia no olho direito PRK pela segunda vez,na ultima sexta dia 9/nov e ontem voltei na clinica para retirar a lente de protecao. Pelos testes pude perceber que esta bem melhor do que da primeira vez … estou feliz !!! Mas o medico disse que tenho um longo caminho pela frente mas que a cada dia vou ver melhora … comecei a tomar vit c 1000mg e continuo usando os colirios que foram indicados. Breve passo aqui novamente para relatar a recuperacao !!!

  73. Gisella Westphal 19/11/2012 at 5:56 pm #

    Muito legal este espaço para a troca de experiências…
    minha cirurgia está marcada para o dia 07/12/2012 em Curitiba.
    terei q fazer pelo método PRK devido a espessura da minha córnea…q segundo o médico não é fina….é MUITO fina…tenho 4 graus de miopia no olho esquerdo (que ficará com 1,5 após a cirurgia) e 3,9 no direito (que ficará zerado (assim espero))
    lendo os relatos, tem momentos que eu decido fazer e pronto…logo depois fico insegura e não quero mais fazer tenho medo da miopia voltar depois de alguns anos…e eu não poder mais usar lentes de contado…

    • Pablo 01/12/2012 at 1:27 pm #

      Gisella faz querida! Não tenha medo é ótimo viver sem óculos .
      Sou o Pablo dos relatos acima e faria tudo de novo se fosse necessário. Vale muito, muito a pena! Esta semana entrei a primeira vez na piscina de um hotel em Minas e enxerguei tudo sem nenhum constrangimento de usar os óculos até na piscina. Operei dia 10/7/2012. Cada dia fico mais feliz! Deus te abençoe e sucesso !

  74. Jackson 30/11/2012 at 11:07 pm #

    Hoje faz aproximadamente 6 meses que fiz minha PRK. Tinha 2.5 graus em ambos os olhos. Como li em alguns relatos, nos dias seguintes a cirurgia tive olho colado, muita sensibilidade a luz, não enxergava a tela do micro,etc, … mas tudo foi passando aos poucos e conforme fui parando de usar alguns colírios minha visão foi ficando nítida. Meu olho direito hoje está bom. Parece que depende do dia… tem dias que está perfeito… outros piora… mas nada que me incomode. Já o olho esquerdo, desde que comecei a perder a sensibilidade a luz, uns 20 dias depois da cirurgia, e comecei a ver o mundo novamente, notei uma sombra em tudo que eu via. Essa sombra\fantasmas, diminuiu mas não resolveu quando parei de usar os colírios que o oftalmo receitou. No último mês, (sexto após a cirurgia) tenho notado que meu olho esquerdo piorou. Quase como se eu precisasse de óculos novamente. Antes, o olho direito compensava o esquerdo, mas notei que desta vez o direito não deu conta, pois ao entrar em um lugar aonde a claridade era menor, notei que precisava me esforçar para reconhecer o rosto das pessoas. Também tenho dificuldade para dirigir a noite, pois as luzes dos faróis e sinaleiras me tiram a nitidez. Bom, se eu faria a PRK novamente? Com certeza! Depois de anos usando óculos, é ótimo poder acordar sem ter que procurar os óculos na cabeceira da cama… poder usar um óculos de sol sem depender de lentes de contato eee sem óculos de grau agente fica mais bonito!! ;P Valeu galera!

  75. Cauê Lemos 11/12/2012 at 3:58 pm #

    Gostaria de saber quanto tempo depois de uma PRK, a pessoa consegue fazer normalmente uma prova de 5 horas de duração… Estou para fazer a cirurgia dia 21 de dezembro, porém terei uma prova dia 13 de Janeiro de 2013… será que nesse intervalo pós-cirúrgico conseguirei fazer essa prova sem incômodo nos olhos?

    • andrefabiano1 11/12/2012 at 4:18 pm #

      Acho pouco provvel. Eu diria que 30 dias um tempo razovel para ter uma viso que consiga ajud-lo na prova. Na verdade, se for pelo lasik, acho que rapidinho melhora. Pelo PRK, dificilmente.

      Em 11 de dezembro de 2012 13:58, Blog do Noia

      • Cauê Lemos 11/12/2012 at 6:24 pm #

        Hum… :/ Obrigado!

  76. Jeremias 12/12/2012 at 4:02 pm #

    Olá, meu nome é Jeremias. Operei prk há 12 dias e queria saber se alguém sabe se o consumo de maconha afeta na recuperação ou coisa parecida. Obrigado!

  77. Jackson 25/12/2012 at 2:55 am #

    Pessoal, fiz a PRK a 6 meses e meu OE está com 1 grau de miopia ainda e o oftalmo me disse para fazer o “retoque”, ou seja, passar pelo procedimento novamente neste olho. Alguém já fez retoque? Como ficou?

  78. gabrielle 26/12/2012 at 4:46 pm #

    Pessoal irei fazer a minha no dia 3 de Janeiro. Estou com muito medo. A tecnica sera a transeptelial também… Tenho medo de perder a visão… tenho 4.75 sendo 4 de miopia e 1.75 de astigmatismo. Não sei se vou em frente… nos que enxergamos pouco, sabemos a diferença que a visão nos faz.

  79. Adriana Silva 30/01/2013 at 8:21 pm #

    Olá realizei minha cirurgia em 25/11/2012, fiz minha cirurgia pelo metodo PRK, fiz no hospital das clinicas que é bem mais barato e o atendimento é muito bom! Tive todos esses sintomas já descrito a unica coisa estranha que aconteceu quando tinha um mes de cirurgia, parei de usar o colirio maxidex e tive uma crise serissima acordei de manhã e não consiguia nem abrir o olho pois a claridade fazia eu gritar de dor!! Fui até ao pronto socorro do hospital das clinicas a medica teve que olhar o meu olho com aquela luzinha forte e só deus sabe o quanto eu chorava e tremia de dor, ela suspeitou de conjutivite, nos dias seguintes voltei a usar o mesmo colirio e a dor passou, com dois meses parei de usar o colirio e senti um leve desconforto só no primeiro dia, depois graças a deus não tive mais nada, dia 25/01 fez três meses da cirurgia e minha visão está 90% boa amanhã irei ao medico para ver o que ele vai falar, desconfio que não irá zerar minha miopia.Eu tinha 2.75 em cada olho….

    • Jackson 31/01/2013 at 11:18 am #

      Olá Adriana, Fiz a minha a mais de 8 meses e meu OE não zerou a miopia. O médico me indicou fazer “retoque”, ou seja, realizar o procedimento novamente… Não fiz ainda pois quero a opinião de outro oftalmo…se souber de alguém que tenha feito o retoque, nos conte pra saber como ficou.

  80. Gilberto 05/02/2013 at 9:34 pm #

    Olá a todos. É legal saber a expriência das pessoas com as cirurgias refrativas. Operei as duas visitado dia 01/02/2013, na clínica Pró-oftalmo, em Botafogo no Rio de Janeiro.

    Assim como já li em algum relato nesse fórum fui preparado para fazer lasik. Fiz todo pré-operatório com o filho do médico que me operou. Obviamente não sabia que a cirurgia seria feita pelo pai. O cara ( o filho) me preparou para fazer lasik. Então procurei tudo sobre lasik e vi varias cirurgias pelo YouTube. Chegando no local da cirurgia, pra minha surpresa, fiquei sabendo que quem a faria a cirurgia seria o dr. Medico (pai)e não o Dr. Medico (filho). E para minha surpresa, ele foi olhar meu exame (zyoptic) na hora!!!! E me disse que o melhor seria Psk e, pasmem, operar as duas vistas no mesmo dia. Porra….numa boa. Fiquei muuuuito puto. Vc se prepara para realizar um procedimento com o sujeito X de um olho apenas, e chega na hora e te dizem que o procedimento será outro, com o sujeito y, e nas duas vistas. Quase fui embora sem fazer a cirurgia.

    Mas como tinha 6,25 de miopia no OD e 5,75 OE e um qualquer de astigmatismo em ambos os olhos, já tinha pedido licença do trabalho e já estava com tudo autorizado pelo plano……fui fazer. Mas confesso ……..achei uma falta tremenda de profissionalismo. Mesmo se a cirurgia fosse feita pelo Dr. Pai ( que é, de fato, mais experiente), no mínimo o Dr. Filho tinha de saber olhar o exame de maneira correta e me dizer: será o procedimento x ( lasik ou psk). Como pode um medico formado olhar o zyoptic e não saber o procedimento correto?

    Fiz a cirurgia. Nos 2 primeiros dias, acordei com os olhos cheios de remelas. Remelas daquelas que deixam o olho colado. Além disso, eles ficaram bem vermelhos. Acho que isso é devido a lente de cicatrização. Hoje, dia 05/02 ( quarto dia ) voltei ao medico (dr, pai) e ele retirou as lentes. A melhora na vista é gradual. Enxergo até bem de perto, mas de longe…..que bosta! Tudo sem foco. Minha sensação é de que ainda sou míope, embora com grau menor. Estou usando zypred 4x ao dia e fresh tears 6x ao dia. O medico me sacaneia quando digo que estou apreensivo. Fica me zoando. Isso até me tranqüiliza, pois se tivesse algo fora do normal, suponho que ele já teria feito algo.

    Ele me pediu para retornar na próxima quarta ( quartade cinzas) dia 13/02. Disse que até lá minha visão estarã melhor. Confesso que ando preocupado. Vcs imaginem. Preparado para o lasik, cuja recuperacao é super rápida, e levar o prk, em que a recuperacao é bem lenta! Foda isso. Desculpe o desabafo.

    Alguém sabe me dizer se, de fato, isso é normal? Qto tempo, por exemplo, para poder dirigir ou ir ao cinema?

    Abs
    Gilberto

    • Gilberto 06/02/2013 at 10:37 am #

      Gente, desculpem os erros de digitação.

      Mas são apenas 6 dias de operação.

      Nem sei se me fiz entender

      Abs
      Gilberto

  81. Maíra C. Carneiro 11/02/2013 at 2:41 pm #

    Fiz a cirurgia há 18 dias. Já estou vendo muito bem, apesar do embaçamento normal que aparece quando leio ou fico no computador e ao fim do dia.
    Achei tudo muito tranquilo desde o início. A única coisa que me aconteceu foi ter ficado com os olhos muito inchados e com sensibilidade a luz. Não senti dor, ardência, ressecamento…
    Tenho um saldo super positivo. Valeu muito!!

    Gilberto, eu voltei a dirigir 9 dias depois. Tenha calma é o melhor remédio.

    • Gilberto 13/02/2013 at 2:39 pm #

      Oi gente. Faz 12 dias que operei hoje. Volto ao medico hoje, 1 semana após tirar as lentes de cicatrização. No dia seguinte a retirada das lentes a visão melhorou muito. Mas de uns dois dias pra cá sinto que a visão tem oscilado. Houve uma relativa piora. Além disso, a noite a qualidade da visão piora bem. Até para dirigir ( já consigo dirigir Maíra!!!) é meio desconfortável. Sem contar que uma vista está pior que a outra. Minha sensação é que ainda sou míope, embora com menor grau.

      Alguém teve esses sintomas de oscilação da qualidade da visão e dificuldade noturna que eu descrevi?

      Abs

      • Amanda 24/02/2013 at 12:30 am #

        Ola nesta data realizei a mha cirurgia PRK hj esta com 10 dias e adivinha…estou enxergando muito ruim e a noite nossa piora muito.Dirigir a noite entao impossivel.To na neura rsrs

  82. Marcia Pacheco 12/02/2013 at 4:53 pm #

    Então, estou com 3 semanas de operada com PRK no direito e 5 dias no esquerdo. Realmente cada olho é diferente do outro, no meu caso o esquerdo é bem mais covarde, meu pos operatorio foi bem complicado, mas ainda nao desisti. Ainda não enxergo bem, visao dupla, com alos, embassada… meu medico colocou uma lente de contato no primeiro operado de 1 grau para me ajudar a sobreviver enquanto o outro se recupera, nao li nada sobre isso. Eu tinha -5 em ambos e semana passada estava com -2 no direito.
    Ja não uso mais nada no direito, nem lubrificante. Alias não tive ressecamento.
    Me assustei um pouco com depoimentos que dizem que demora pra zerar o grau, realmente precisava me recuperar rápido por causa do trabalho, não sabia que demorava tanto e ainda não me arrependi.
    Boa sorte a todos!

    • Maíra C. Carneiro 14/02/2013 at 6:32 pm #

      Não tem nada que se arrepender Márcia. É só ter paciência, a recuperação é meio lenta, mas varia muito de pessoa pra pessoa.
      Eu, embora ainda esteja vendo um pouco embaçado, como já tinha dito acima, já estou com o grau zerado. E isso o médico me disse (depois de fazer os exames de leitura) na primeira consulta com uma semana de cirurgia. Então não existe uma regra.

      Gilberto, não sinto essa oscilação, mas de noite a qualidade visual cai sim. Não sei se é por ser escuro ou por já estar com a vista cansada de ser usada o dia todo.

      Amanhã volto no médico e se tiver alguma novidade eu posto aqui.

    • Amanda 24/02/2013 at 12:43 am #

      Oi Marcia…fico um pouco aliviada pois faz 10 dias q fui operada pelo metodo PRK e seus sintomas sao parecidos com os meus,mas e apavorante essa situaçäo né?
      Boa sorte para nos.Até mais

      • Marcia Pacheco 24/02/2013 at 2:43 am #

        Apavorante mesmo eu ja tenho quase um mês no direito e não enxergo bem, nem pra dirigir. Ainda peguei conjuntivite. Mas espero estar melhor na próxima semana. Boa sorte, Amanda!

  83. Gilberto 14/02/2013 at 9:27 pm #

    Fui ontem ao medico e ele constatou que eu estou com algum grau de hipermetropia em cada vista. E me disso que isso vai desaparecer qdo o epitélio da córnea estiver completamente reconstituído. Sinceramente, nunca li nenhum relato a esse respeito. Se eu era míope, e agora fiquei com hipermetropia, o que aconteceu foi uma hipercorrecao, certo? Alguma experiência parecida com alguém?

    Ele insiste em dizer que é absolutamente tudo normal. Continuo achando tudo meio estranho. A noite minha visão piora bem. Assim que eu acordo a visão está bem melhor. Não me arrependimento ter feito a cirurgia, mas se pudesse trocaria o medico.

    Abs

    Gilberto

    • Marcia Pacheco 15/02/2013 at 12:09 am #

      Pois é, eu também tenho algumas restrições ao medico. Tenho muitas duvidas ainda.
      Na ultima visita o medico disse que nunca iria zerar pq isso seria a visão perfeita e isso não existe.
      A noite fica impossível trabalhar ou dirigir.
      Vou seguir acompanhando o blog, alias obrigada pelas dicas.

      • Gilberto 15/02/2013 at 11:26 am #

        É incrível como existem maus profissionais assim. Talvez aculea seja nossa, pois não deveríamos ter feito a cirurgia com eles. Não adianta mais reclamar. O fato é que hoje completo 2 semanas de cirurgia. Resultados ainda aquém do que eu esperava. Meus sintomas a noite são iguais aos seus Márcia. Dirigir é até perigoso.

        Vou marcar um consulta com outro médico para tentar obter maiores esclarecimentos. O problema é o corporativismo deles. Será que de fato ele vai me falar tudo?

        Vou acompanhando o blog e atualizando se acontecer um milagre na visao ou caso esse outro médico me fale algo relevante

        Gilberto

      • Maíra C. Carneiro 16/02/2013 at 5:44 pm #

        Como tinha dito, ontem voltei no médico. Ele disse que a minha recuperação está muito boa e até brincou que acha que eu não terei motivos para reclamar dele. (realmente não tenho nada a reclamar, só a agradecer)
        Este embaçamento é por causa da cicatrização, isso é como se fosse um astigmatismo (to com 0,75 no OE e 1,25 no OD) que vai sumindo com o tempo. Talvez seja a mesma coisa com relação a hipermetropia, apenas o processo de cicatrização. Precisamos confiar no médico e ter paciência.
        Até mais…

  84. Gilberto 16/02/2013 at 6:06 pm #

    Oi Maíra. Fui a outro médico ontem. Ele diagnosticou hipermetropia e astigmatismo (superior ao que eu tinha antes da correção de miopia). Mas ele não era especialista em refrativa. Me pediu para esperar completar 30 dias de cirurgia para que os efeitos finais fossem mais precisos.

    Tomara que vc tenha razão e esses sintomas transitórios ( seja hipermetropia e/ou astigmatismo) passem. De qq forma, marquei um terceiro oftalmo (dessa vez especialista em refrativa) para ter mais certeza de todo esse processo.

    O que me deixa intrigado é ficar bom da miopia e com astigmatismo bem superior ao que eu tinha!! Porra……não é possível isso.

    Vamos aguardar

    Abs
    Gilberto

  85. Marcia Pacheco 17/02/2013 at 9:19 pm #

    Hoje eu não estou vendo um palmo na frente do nariz, tentei colocar meu antigo óculos e ficou hipercorrigido, nao consegui usar, então acho que é um astigmatismo que eu não tinha. Ja sao três semanas de pós do OD e dez dias do OE ambos com -5,0 de miopia.
    Ta muito difícil, estou começando a me preocupar até deixei de usar a lente que ele colocou pra me ajudar a enxergar no OD com -1,0. Dói muito na hora de remover a noite, achou que vou consultar outro medico essa semana.
    Boa sorte pessoal.

    • Maíra C. Carneiro 17/02/2013 at 9:43 pm #

      Oi Márcia, não sou médica e nem quero te apavorar, mas acho que vc deveria falar com o médico. Eu também tenho 3 semanas de cirurgia e estou normal (eu também tinha -5 de miopia em cada olho), vendo muito bem (só com um pouco de astigmatismo, como já disse) e sem dor nenhuma. Claro que cada caso é um caso, cada um reage de uma forma diferente. Mas tá demorando muito….

      E Gilberto, meu médico garantiu que esse astigmatismo é só da cicatrização. Eu não tinha astigmatismo antes…

      Boa sorte pessoal!!

    • Amanda 25/02/2013 at 7:19 pm #

      Oi Marcia, eu fico quase o dia todo pesquisando sobre a cirurgia o pós operatório e tal…Agora lendo novamente seu relato referente a lente q o medico te indicou é estranho, pois lendo alguns sites dizia que não podia usar nenhum outro tipo de lente.Ai achei estranho vou pesquisar novamente e se achar te passo.

      Se você quiser conversar seque o meu e-mail
      amandda_anjos@hotmail.com

      Boa sorte.

      • Marcia Pacheco 25/02/2013 at 11:20 pm #

        Oi Amanda, pois é, também achei estranho pq não vi ninguém falando sobre isso. Mas não posso negar q essas lentes vao me ajudar no trabalho, transito, etc… Na verdade fiz esse procedimento no impulso pq se tivesse pesquisado que demoraria tanto tempo a recuperacao acho que não teria feito. Estou com -1,5 e -2,0. Faz um mês nessa semana e acho que o pior é o astigmatismo, que eu nunca tive mas esta aqui durante a cicatrização.
        Tomara que não demore tanto pra recuperar.
        Obrigada pelo retorno.
        Abraço e boa sorte pra nós.

  86. Gilberto 17/02/2013 at 10:55 pm #

    Tomara que seja transitório. Mas estou com dificuldades enormes de ver tanto de perto, quanto de longe. As letras ficam ficam embaralhadas, isto é, caso clássico de astigmatismo. Tb não sinto dor. Apenas sinto os olhos secos qdo. acordo.

    Maíra, seu medico te deu um prazo para que a cicatrização se complete integralmente?

    Sorte a todos nós.

    • Maíra 20/02/2013 at 1:52 pm #

      Meu médico disse que se a dificuldade é para perto e longe, isso é normal. E demora 3 meses para a cicatrização completa. O que não quer dizer que não possa melhorar antes.

      • Amanda 25/02/2013 at 7:22 pm #

        Oi Maíra faz quantos dias que você operou?

      • Maíra C. Carneiro 26/02/2013 at 12:57 am #

        Amanda, sábado (23/02), fez um mês que fiz a cirurgia.

  87. Marcel 19/02/2013 at 10:54 pm #

    Fiz a cirurgia refrativa personalizada em 01/02/2013, portanto hoje estou no 19 dia, tinha 1 de miopia em cada olho, depois que retirei a lente protetora, quando realmente sai de casa no 12 dia, percebi que minha visão para longe estava relativamente boa, porém o olho esquerdo apresentava um pouco de visão dupla e até hoje 19 dia ainda está. Percebo o problema principalmente em focos de luz como semaforos, para trabalhar no computador também está péssimo (antes não tinha nenhum problema) a visão fica embaçada principalmente o olho esquerdo que causa visão dupla. Depois de amanhã volto ao médico, vou perguntar o motivo.

  88. Marcia Pacheco 21/02/2013 at 12:22 pm #

    Maria, eu realmente estou apavorada. Meu OD, hoje no dia 22 do pós, está inchado, vermelho e com secreção, estive ontem no medico ele disse que é normal. Meu grau esta -1,5 no OD e -2,0 no OE. Eu to muito preocupada. Ele vai colocar lentes de contato descartáveis com -1,5 para eu ficar mais confortável pra atravessar o período de cicatrização. E não deu nenhuma medicação só o lubrificante mesmo. Acho q vou procurar algum no serviço de emergência mesmo.

  89. Marcia Pacheco 21/02/2013 at 6:03 pm #

    Como eu previ realmente tem coisa errada. Estou com conjuntivite. O medico disse que não vai atrapalhar a recuperação da cirurgia. Tomara.

  90. Gilberto 23/02/2013 at 3:52 am #

    Oi gente. Desencanei. Nao tive melhora significativa desde meu ultimo comentário. Mas um monte de gente já me falou que isso é normal. Resolvi acreditar. A visao ainda tá uma merda, mas dá pra viver. O tempo de recuperação demora mesmo. Nao tem jeito. Semana que vem volto ao médico. Fiz a cirurgia dia 01/02/13. Estarei com 26 dias de operado até a consulta. Nao creio em melhora significativa até a próxima quinta. De qq vamos trocando informações.

    É comum usar algum tipo de correção no período de cicatrização como está ocorrendo com a Marcia? Talvez seja meu caso para dirigir a noite.

    Gilberto

    • Marcia Pacheco 23/02/2013 at 2:37 pm #

      Pois é Gilberto estou curiosa qnt a lente de correção.
      Ainda me recuperando da conjuntivite dupla.

    • andrefabiano1 23/02/2013 at 3:03 pm #

      Gilberto, no sei se voc leu o relato, mas leva cerca se 6 meses ou mais para a acuidade visual comear a estabilizar. Comigo foi s depois de 8 meses. Voc fez a cirurgia em fevereiro e no tem sequer um ms de ps operatrio. Tenha pacincia, meu caro. Voc fez uma cirurgia em um rgo delicado e no simplesmente trocou uma pea do seu carro.

      • Gilberto 24/02/2013 at 4:53 am #

        Tô ligado. A ansiedade que ficamos acaba, em algum grau, nos prejudicando, mesmo que no psicológico. Mas durante o período de recuperação, em que ficamos com algum grau residual (seja de astigmatismo ou hipermetropia) vc usou alguma correção? Óculos para dirigir a noite ou mesmo para ir a um cinema? A noite a visao piora bem. Temos como saber qdo a acuidade visual se estabiliza? Um ano é o período máximo?

        Abs
        Gilberto

      • andrefabiano1 24/02/2013 at 11:30 am #

        Durante a recuperao eu no usei nada para a correo desse grau que fica e vai desaparecendo. Voc aprende e se acostuma a conviver com ele. Hoje, trs anos depois, meu grau j est estabilizado. Fiquei com 0.25 de hipermetropia em cada olho e considero minha viso excelente. Se eu chegar at os cinco anos aps a cirurgia sem mudanas no grau, me dou por satisfeito, j que ele mudava o tempo todo. Sinto incmodo apenas em situaes de alto contraste, como uma letra branca em um fundo preto, que ocorre muito bom cinema. Acho que com um ano o grau j est prximo do final, mas demora muito. Para dirigir a noite no h problema. Ah, esqueci de falar que uma das consequncias da cirurgia, pelo menos comigo, a fotofobia. impraticvel sair sem culos escuros durante o dia, com aquele sol do meio dia. Por ora, isso.

  91. Marcel 23/02/2013 at 1:59 pm #

    Em 21/02/2012, consultei com o oftalmologista, falei sobre minha visão dupla no olho esquerdo. Sem muitos comentários ele disse que é normal um olho se recuperar antes do outro e que o processo de cura está normal. Hoje estou no 23 dia após a cirurgia e a visão continua igual, olho direito bom com um pouco de visão dupla quando olho para pontos de luz como semaforos e olho esquerdo com a visão mais ruim, visão dupla (bem borrado) para tela de computador.

  92. charles29 27/02/2013 at 12:26 am #

    Olá, eu fiz o RPK em um olho, fiquei com medo de fazer nos dois, hj faz 26 dias e ainda tenho dificuldade em enxergar, visão dupla e embaçada, mas como eu uso muito os olhos pra trabalha e não posso errar peguei 27 dias de atestado, pensei q 10 dias ja dava pra trabalhar mas sem chance, mesmo situação Marcel.

    • Marcel 27/02/2013 at 12:56 am #

      Pois é. Também achei pelo que os médicos falaram que em uma semana a visão já estaria normal, porém hoje 26/02/2013 exatos 26 dias após a cirurgia o olho direito ainda está com visão dupla (percebo principalmente para usar computador) e o olho direito para estar muito bom.

  93. Gilberto 02/03/2013 at 9:48 pm #

    Olá gente. Só para mantermos a troca de informações. Fui ao medico dia 27//02, exatos 26 dias do PRK. Meu médico disse queb está tudo normal. Embora meus sintomas de perda de qualidade de visao noturna e algum dificuldade para ver, por exemplo, luzes de led, ainda permaneçam. Além da fotofobia, que foi mencionada, meus olhos ainda acordam bem secos. O fresh tears precisa ao meu alcance. Por ora é isso. Como queria ter tido córnea pra ter feito lasik!

    Abs
    Gilberto

    • Amanda 04/03/2013 at 1:29 pm #

      Olá Gilberto hoje faz 19 dias que fiz a PRK, e como você citou a perda de qualidade noturna é horrível, no meu caso nem arrisco dirigir pois não enxergo mesmo fica muito ruim, meu olho esquerdo está quase bom, mas o direito está péssimo muita visão dupla, se eu fechar o esquerdo não consigo var quase nada.Referente a fotofobia a minha melhorou bastante mas não arrisco sair ao sol sem os óculos escuros.Ao acordar também tenho os olhos bem secos,uso o systane gostei bastante.Dia 11/03 vou ao médico para verificar como anda as coisas rsrs.
      Melhora para todos nós e muita paciência muita…

      Amanda

  94. Marcel 05/03/2013 at 1:53 am #

    Olá estou no 32 dia após a cirurgia PRK. Meu olho direito está praticamente 100%, mas o esquerdo continua com visão dupla (percebo principalmente no computador e em luzes led), desde a última consulta em 21/02/2013 não houve grande diferença em minha visão. Espero que melhore logo, pois tenho dores de cabeça ao fim do dia, acho que devido a visão dupla.

    • Amanda 09/03/2013 at 2:46 pm #

      Olá Marcel…Como eu tinha citado no comentário á cima a visão do meu olho esquerdo estava boa,mas de dois dias pra cá piorou muito,não sei o porque , aconteceu algo assim com você? Hoje estou com 24 dias de operada isso me preocupa…Aguardo sua resposta pois você já passou desta fase rs.

      Amanda

      Obs: se alguém tiver tido esse sintoma por favor me falem pois estou apavorada, pois em vez de melhorar piora….

      • Marcel 10/03/2013 at 12:35 am #

        Amanda. Estou no 36 dia após a PRK, minha visão nao mudou quase nada após o meu último comentário. O olho direito está praticamente 100%, mas o esquerdo continua com o problema de visão dupla ou fantasma, o pior é que no computador que fica mais evidente a questão.
        Quanto a sua visão acho que essa oscilação é normal eu também tenho dias com melhor ou pior qualidade, qual o problema que você está sentindo?

      • Amanda 10/03/2013 at 2:46 pm #

        Oi Marcel, então meu olho esquerdo estava bem nítido,quando fechava o direito eu enxergava muito bem com ele, só que agora ele está sem foco e nitidez, já o direito continua na mesma tenho visão dupla e desfocada, se fechar o esquerdo não consigo definir bem os detalhes dos objetos , para ler ou digitar tenho que forçar um pouco para ver as coisas no lugar rs. Mas quando pingo o colírio lubrificante por segundos consigo ter uma visão quase perfeita as coisas fica bem nítidas…mas logo se vai.
        A noite ou em lugares com pouca luz minha visão fica horrível,acontece isso com você?
        Sinto dor nos meu olhos , mas acho que deve de tanto forçar.
        Amanhã dia 11 tenho retorno, vamos ver o que o oftalmo vai dizer e também será feito o teste para verificar quantos graus ainda tenho.

        Obrigado por responder minhas perguntas…Até a próxima.

        Amanda

  95. Gilberto 09/03/2013 at 3:40 pm #

    Oi gente. Essa semana fui a um terceiro oftalmo. Ele me disse que a minha cirurgia foi um sucesso, pois minha córnea estava completamente recomposta, e eu estou tecnicamente zerado. Sobrou um resto de astigmatismo apenas. Reclamei com ele da perda visao noturna, e ele me disse que pelo tempo de cirurgia (36 dias) ainda haverá melhora, mas que é normal termos uma perda de visao a noite.

    O que ele me disse que eu achei interessante foi que embora eu nao tenha mais miopia, meu olho ainda é de míope. Isso significa que ele é um olho “grande”, em que a retina tb é “esgarçada”. Daí vem a minha dificuldade de enxergar legendas na tv a noite, horário em que a própria musculatura estão mais cansada. O esgarçamento da retina ajuda a explicar o embaralhamento das letras, que se assemelha ao astigmatismo. Ele me disse que seria legal fazer uma espécie de fisioterapia para o olho, pois o míope adquire uma espécie de estrabismo que nao é corrigida pela cirurgia. Como já mencionei, estar tecnicamente zerado nao fez meu olho deixar de ser um olho míope.

    De resto, meus sintomas são os mesmo que já disse aqui. Sinto ligeira melhora……melhora bem lenta. Fico até na duvida se é uma melhora ou se eu já me acostumei. Galera …….chego a conclusão de que visao perfeita nao existe. Tudo que debatemos aqui é absolutamente normal. Todos nós certamente enxergamos melhor agora do que antes da cirurgia, mas criamos uma expectativa tão grande e imaginamos ficar com olhos de falcão, que qdo isso nao ocorre ( ou demora a ocorrer) ficamos frustrados.

    O problema é muitos médicos, incluindo o meu, nao deixam isso claro. Minha falta de dialogo com meu medico foi a coisa que me deixou mais puto nesse processo todo. Fui outros dois médico que, sinceramente, nao me disseram nada muito diferente. Volto ao meu medico dia 27/03, isto é 54 dias após a cirurgia. Vamos ver o que ele vai dizer.

    Mantenho contato caso surja alguma novidade

    Abs Gilberto

  96. Marcel 10/03/2013 at 4:19 pm #

    37 dia após PRK, continuo na mesma, olho direito muito bom e olho esquerdo com embaçamento (fantasma).
    Amanda percebo que certas horas o fantasma (visão dupla) quase desaparece, mas na maioria do tempo permanece e certas vezes fica bem pior. Mande notícias da sua consulta amanhã.

    • Maíra C. Carneiro 10/03/2013 at 5:33 pm #

      Acredito que tudo isso seja normal. Meu médico deixou muito claro, que a recuperação é lenta, só se completa com 90 dias e varia muito de pessoa pra pessoa. É claro que gostaríamos que fosse rápido, mas ninguém tem motivos pra preocupações, está tudo dentro da normalidade.
      Paciência e boa recuperação para todos.

      P.S.: eu estou com 47 dias de cirurgia e sinto só um pouco de embaçamento no olho direito, nem posso reclamar de nada.

    • Amanda 12/03/2013 at 2:04 pm #

      Marcel, fui ontem a consulta (11/03) mas ficou na mesma, o oftalmo perguntou como eu estava e eu disse mais ou menos, expliquei para ele sobre a diminuição da minha visão esquerda, ele examinou ambos olhos e disse que esta tudo bem e que não iria receitar nenhum medicamento, fui questionar novamente sobre a visão e ele disse ainda não completou os 60 dias da recuperação tenha paciência e só.Nem fez o teste das letras achei estranho mas como ele disse para esperar os 60 dias vou esperar né fazer o que rsrs e disse para voltar ao consultório quando completar os 60 dias.

      Temos que ter a bendita “paciência”.Qualquer novidade passo por aqui rs.

      Boa sorte para nós e até a proxima

  97. Marcel 10/03/2013 at 11:05 pm #

    Pessoal qual é o tempo critico que o médico de vocês falou para evitar o sol?
    O meu falou em 30 dias.

    • Maíra C. Carneiro 11/03/2013 at 3:26 pm #

      Praia, piscina 1 mês. Mas é pra usar óculos de sol direto (mas só no sol, não é pra usar dentro de casa, p. ex. kkkk) durante um ano pra não ter perigo de voltar o grau. Eu to neurótica, não quero que volte de jeito nenhum!

  98. Marcel 14/03/2013 at 12:30 am #

    Hoje estou 40 após PRK a visão não teve muitas alterações, olho direito bom e olho esquerdo com fantasmas, 2 dias atrás para de utilizar o colirio antibiotico LOTEPROL, agora somento o lubrificante SYSTANE.

  99. Amanda 16/03/2013 at 6:17 pm #

    Olá pessoal…Hoje faz 33 dias de operada e minha visão está muito ruim,ontem mesmo fiquei mais de duas horas com dor de cabeça e dor nos olhos,tenho a sensação de estar usando lente de contato velhas,ainda não vejo melhoras.
    Estou vendo muito embaçado para perto e longe.As letras ficam embaralhadas, mas quando pingo o colírio lubrificante elas ficam bem nítidas e após algumas piscadas volta como estava, sei lá estranho né?

    Melhoras a todos até mais…

    Amanda

  100. Marcel 22/03/2013 at 2:01 am #

    Olá….Hoje estou no 48 dia após a PRK, fui a consulta de retorno e o médico disse que é normal o problema no olho esquerdo em virtude da cicatrização ser diferente em cada olho. Disse que é cedo para uma avaliação que para chegar a isso leva aproximadamente 3 meses. Marcou nova consulta para daqui 2 meses, também pediu para usar o loteprol por mais vinte dias 2 vezes ao dia (já tinha parado de usar há 10 dias, por prescrição).
    Novidades aviso…

  101. Gabriel 22/03/2013 at 10:25 pm #

    Fiz PRK há uma semana exatamente nos dois olhos, tinha miopia e astigmatismo, e menos de 3 graus. Enxergo com um pouco de turvamento nos dois olhos (mais no esquerdo). Tomo Systane, Vigadexa, Acular, Tylex e Ômega 3 (por conta de outro problema, mas ajuda na cicatrização). Parei de tomar Toragesic..

    • Gabriel 23/03/2013 at 10:46 am #

      e o Tylex também.

  102. Jessica Alves Medina 26/03/2013 at 3:00 pm #

    Olá pessoal, li todos os depoimentos de vocês.. amanhã, dia 27.03 estarei fazendo a cirurgia nos dois olhos, estou mto ansiosa e com medo.. mas não vou perder a coragem!! Abçoss

    • Costa Neto 27/03/2013 at 8:39 pm #

      Olá Galera, fiz a cirurgia prk em dezembro, dia 20. Na primeira semana sofri pacas! Principalmente com a ansiedade de como minha visao ficaria pq estava muito ruim. Eu tinha menos de 2 graus de miopia mas eu queria muito nao ter q usar óculos e fiz. Hj, depois de 3 meses de cicatrizacao posso dizer que minha visao esta 100%. Apenas o olho esquerdo que da um pouco de trabalho ainda mas eu percebo que eh por causa da secura. Tentem notar isso tb. Quando forco um bocejo pra lubrificar os olhos o meu esquerdo ainda nao fica molhado como queria. Tirando isso so tenho elogios. Fazia 10 vezes novamente. Muito bom. Usar óculos escuros, fazer esportes sem lentes nem nada.. Sair sem óculos.. Etc. Tudo bom. Ate a renovação da carteira de motorista foi tranquilo. E olha q foi apenas após 8 dias.. Mas deu pra safar. Boa sorte a todos. aacostaneto@yahoo.com.br

  103. Thiago 10/04/2013 at 9:45 pm #

    Realizei a cirugia PRK para correção dos meus 2,5 graus de astigmatismo. Entretanto, apesar de a minha visão para perto estar perfeita, não consigo enxergar nada à distância. Segundo o médico estou com uma miopia (não tinha antes). Ele disse para aguardar pois pode ser uma acomodação, mas estou muito apreensivo. Minha visão à distância está completamente desfocada. Estou com receio de ter havido algum erro no procedimento.

    • Marcia Pacheco 10/04/2013 at 10:33 pm #

      Pessoal, eu estou com dois meses de operada e durante o dia me viro bem mas a noite fica impossível dirigir, vejo tudo como se fosse parabrisa em dia de chuva.
      Para ler não tenho problemas.
      Notei que meu olho direito ficou “caído” a pálpebra esta baixa, muito estranho pois percebi inclusive em fotos.
      Meu medico so diz que é normal, tudo normal.
      To bem preocupada com a fotofobia a noite e alguma coisa que me parece ser astigmatismo.
      Boa sorte pra nós.

  104. Amanda 27/04/2013 at 3:02 pm #

    Olá pessoal…
    Hoje completa 74 dias que realizei a PRK, retornei ao oftalmo e meu grau de miopia zerou, restou apenas um pouco de astigmatismo e hipermetropia mais nada que vale a pena fazer um retoque.Tudo o que vocês escreveram passei durante 30 dias, quase fiquei louca…Mas como o médico mesmo disse tenha “paciência”galera não há remédio melhor,mesmo achando que tudo vai dar errado, pois a recuperação é lenta mesmo.Após os 30 dias foi tudo muito rápido, minha visão melhorou, olho seco diminuiu muito, agora pingo o colírio uma vez ao dia e tem dias que não preciso nem pingar, não tenho mais aquela horrível sensibilidade a luz,a unica coisa que tenho a queixar é que á noite vejo as luzes muito expandidas, mas troquei experiências com pessoas que já fizeram a PRK e também tem esse ponto negativo.Mas não é nada que me impeça de dirigir a noite, o oftalmo me passou um óculos se eu sentir muita mas muita dificuldade.Durante o dia vejo tudo perfeito,tenho só um pouquinho de visão dupla, (no olho direito) porque ele é o mais preguiçoso,é tão pouca que até me esqueço dela.Agora depois de todo o sofrimento posso dizer: VALEU A PENA,estou livre dos óculos por alguns anos.
    Gente tenham calma, eu sei que é difícil e odiava quando as pessoas me falavam isso,mas é a recuperação, infelizmente os médicos só informam os pontos bons e dizem que em uma semana tudo estará lindo “MENTIRA”.Então tenham paciência e se eu puder ajudar em algo.Podem contar comigo.

    Melhoras a todos.

  105. Marcel 17/05/2013 at 1:35 am #

    Pessoal, fiz a cirurgia refrativa PRK em 01/02/2013. Até uns 20 dias atrás ainda tinha visão dupla principalmente quando olhava na tela no computador (olho direito), mas agora só percebo quando olho para semáforos com led. Confesso que estava bastante preocupado, mas agora estou satisfeito com o resultado.

  106. Gabryelle 17/05/2013 at 6:39 pm #

    Ola boa tarde! Adorei o blog e gostaria de tirar algumas duvidas quanto aos sintomas de voces!!estou um pouco preocupada qto a operacao ,mas essa nak eh minha,eh da minha irma! Gostaria de saber quem operou e tinha grau alto! Ela eh -10! Gostaria de saber como ficou e se esta satisfeito ou nao!!os exames pre operatorios dela sao otimos!! A cornea dela eh mais espessa que a media! A retina dela eh mto boa!! Mas mesmo assim estou muito nervosa!!obrigada pela atencao!!

    • Marcel 22/05/2013 at 1:42 am #

      Gabryelle, eu tinha somente 1 grau de miopia e ainda considero que estou em fase de recuperação, mas minha visão está muito boa.

  107. Marcia Pacheco 28/06/2013 at 3:25 pm #

    Estou com cinco meses de pós operatório, confesso que já estive bem melhor, tenho certeza de que ainda preciso de óculos, de dia e, principalmente, a noite.
    Nunca tive problemas com ressecamento, passei por conjuntivite no processo de recuperação e não uso nada de colírios.
    Minha pálpebra direita está bem caída, como se tivesse lesado algum músculo na cirurgia…
    Vou ao médico novamente e verificar o que está ocorrendo, mas dirigir a noite é um risco bem grande.
    Meu problema não esta relacionado a miopia, acho que é astigmatismo por que distingo bem as letras,porém distorcidas.

    Boa sorte a todos.

  108. CleydeB. 06/07/2013 at 10:12 pm #

    Estou aqui há exatas 3 horas! Li todos os depoimentos,me enxerguei em várias situações aqui citadas, ponderei os prós e os contras, refleti, em várias ocasiões, o motivo que nos faz enfrentar um medo tão grande, uma ansiedade tão absurda e uma coragem quase desafiadora. Uma resposta: um sonho! Uso óculos há 15 anos, sou míope com -3,75 OD e -3,50 OE e 0,75 de astigmatismo. E dependente! Já passei por diversas situações constrangedoras, acredito que como a maioria de nós!! Já caí, já ignorei pessoas amigas e cumprimentei desconhecidos, já sonhei acordar e ver o mundo sem procurar ao lado os meus olhos, já me vi tomando banho de mar e piscina sem óculos, lentes e podendo ver o horizonte límpido, literalmente… Eis-me aqui a um passo de realizar esses sonhos e vivenciando todos esses sentimentos aqui descritos. Farei uma avaliação pré-operatória terça 09/07/13 às 10 horas, com Dr. Sabino Rolim – Campina Grande, ainda não sei nada sobre a minha situação oftalmológica e/ou melhor opção, se é que ela existe. Porém, me sinto fortalecida, aflita e ansiosa por todos os depoimentos e o que mais me encoraja é sonhar em ver o rosto do meu futuro bebê sem lentes. Que Deus me fortaleça para os 2! Se alguém já se submeteu ao procedimento com o profissional citado peço referências e desde já agradeço. Boa recuperação a todos que passam pelo processo e boa sorte a todos que ainda como eu pretendem ou vão realiza-lo. Abraço,

    Cleyde.

    • Raquel Salgado 07/07/2013 at 9:27 pm #

      boa noite estou aqui com 4 dias operada e digo nao acredite em tudo que le pois eu ate agora não senti nada do que dizem os relatos na net estou super bem e cirurgia e totalmente segura e indolor mas vc deve serguir todos as orientações medicas pingar todos os colrios nas horas indicadas sem pular nenhum horario e de preferencia repolsar bastante se forçar as vista e assim vc tera uma cicratização otima como avaliou meu
      oftamo nas 24 horas apos a cirurgia eu fiz no HOS de Sorocaba que tn é muito conceituado, va com fe que tudo vai correr bem… boa sorte Raquel

  109. Giselle Souza 16/07/2013 at 5:04 pm #

    Olá boa tarde, hoje está completando 11 dias que fiz PRK no olho direito e Lasik no esquerdo, bom a experiência foi ótima pois eu tinha 2 graus no esquerdo e 8 no direito e o direito a membrana era muito fina então a médica indicou o PRK, a recuperação do LASIK foi ótima porém a PRK ainda estou no processo de recuperação trabalho com computador o dia inteiro quando chega próximo do horário do almoço fico com a impressão de estar vendo em 3D, mas a médica disse que é normal que a recuperação pode chegar até 3 meses, mas estou muito feliz, outra vida sem óculos, além do mais foi super tranquilo a cirurgia…A Dr. Denise Chinzon foi ótima. Boa sorte a todos.

  110. Max 22/07/2013 at 1:59 pm #

    Olá, hoje fazem 15 dias em que me submeti a cirurgia refrativa pelo método PRK. Ha 3 dias atrás fui a um retorno com o meu oftalmologista e ele achou a minha recuperação espetacular. Disse que já está cicatrizado e que o me grau diminuiu rapidamente para 0,25 no olho esquerdo e 0,75 no olho direito (tinha ao todo 10 no olho esquerdo e 12 no olho direito). O médico me animou muito, entretanto, ainda estou vendo um pouco embaçado, perincipalmente no computador em que vejo em 3D, como já relataram acima. O me pós operatório só doeu umas 2 horas após a cirurgia, mas depois que usei os colírios não doeu mais. Senti apenas ardência nos olhos pela madrugada, mas passou com o colírio. Estava usando antibióticos, antialérgico e lubrificantes, agora estou usando apenas lubrificantes.
    Que Deus abençoe a recuperação de vocês.

  111. Muriel (@Muri_Branco) 22/07/2013 at 3:32 pm #

    Olá pessoal! Fiz o procedimento na sexta-feira dia 19/07 e voltei ao trabalho hoje, dia 22/07.
    Trabalho o dia inteiro em frente ao computador e confesso que a experiência não está sendo nada agradável. A visão que já não amanhece lá essas coisas, só piora com o esforço e com o passar das horas.
    Não me atrevi a vir dirigindo por medo de não conseguir dirigir na volta pra casa. Não vejo a hora desse embaçamento passar. É agoniante.
    Estou fazendo uso de três colírios: Vigamox, Ster MD e Hyabak. Vi que alguns comentaram sobre um colírio lubrificante. Será que posso fazer uso também? Retiro a lente na quinta-feira, espero que uso já ajuda nessa sensação
    Volto na sexta-feira pra contar se notei alguma diferença.

    • Max 22/07/2013 at 7:29 pm #

      Hyaback é um lubrificante. Estou usando dois lubrificantes, Hyaback e optive UD.

      • Muriel (@Muri_Branco) 26/07/2013 at 2:09 pm #

        É, Max… A médica me informou isso ontem… :)
        Obrigada mesmo assim!

  112. Muriel (@Muri_Branco) 26/07/2013 at 2:15 pm #

    Então, como disse que voltaria após a retirada da lente, cá estou eu. E confesso que quero a lente de volta! rs
    NÃO ESTOU ENXERGANDO NADA!
    Pensei que seria como mágica, a médica tiraria a lente e eu enxergaria lindamente. Ledo engano… Minhas vistas estão piores que os outros dias, está sendo um martírio ficar no trabalho (devia ter pedido um atestado).
    Mas o Hyabak é um santo colírio, é só pingar que tudo melhora. Acho que vou pingá-lo de minuto em minuto… rs
    Enfim, volto mais vezes pra contar como andam as minhas aventuras! Não vejo a hora de enxergar novamente…

    • Vanessa 03/08/2013 at 7:17 pm #

      Olha eu tambem viu quando retirei minhas lentes de contato uma semana apos, os meus olhos nao tinham cicatrizado, doeu muito, ficou muito vermelho, nao exergava nada, queria as lentes de volta rs…. Mas o medico viu como eu fiquei e colocou novamente as lentes, e fiquei mais 1 semana com as lentes, quando ele retirou novamente, foi perfeito, nao doeu nada, nao ficou vermelho, mas nao enxergava perfeitamente nao, foi soh com o tempo e usando mmmuuuiiitttoo colirio. Mas agora esta perfeito!!!

  113. Marcia Pacheco 26/07/2013 at 2:40 pm #

    Olha eu aqui de novo…
    Não li nenhum relato de alguém que tenha feito “retoque”, pois eu fiz.
    Seis meses depois ainda tinha dois graus em cada olho e me submeti novamente ao procedimento, o medico disse que os exames estavam bons e ia fazer os dois olhos juntos.
    Foi bem difícil o pos operatório, passei a pior noite da minha vida, nem o Tilex me apagou mas apartir do segundo dia ja ficou bem melhor.
    Hoje fazem cinco dias, o direito está melhor que o esquerdo, não sinto quase nada de dor e amanha vou tirar as lentes.
    Estou digitando com fonte grande mas dentro de casa sobrevivo bem, o problema é na rua.
    Espero ter tomado a decisão certa. Essa minha história ja ta virando novela. Os procedimentos que meu medico fez e a minha recuperação foi bem diferente de algumas coisas que eu li aqui.
    Boa sorte a todos.

    • Jackson 26/07/2013 at 4:37 pm #

      Olá Marcia,

      Procurei pela internet algum relato sobre o retoque e nunca tinha encontrado. Estou para fazer meu retoque em setembro, porém, vou fazer um olho de cada vez, pois apesar de meu grau ter ficado em -1 para ambos, vou fazer o que minha visão ficou pior primeiro para ter certeza de que ele vá ficar bom. Se puder envia tua recuperação e resultado do retoque.

      Boa sorte.

      • Marcia Pacheco 26/07/2013 at 11:50 pm #

        Oi Jackson, amanhã vou retirar as lentes.
        Por enquanto esta pior do que antes do retoque mas já sabemos como funciona.
        Em alguns dias deixo mais relatos.
        Eu estava com -2 nos dois olhos qnd refiz o procedimento, meu grau inicial era -5.
        Hj voltei ao trabalho mas dirigir nem pensar.
        Boa sorte.

      • Josias L Opuskevich 25/08/2013 at 2:38 pm #

        Jackson, Bom Dia

        Pergunto se você vai ter que pagar pelo retoque.

        Eu fiz a cirurgia e estou ainda com 1,25-1,50 de miopia. Muito provavelmente vou precisar fazer.

        Estou com medo de ter que gastar mais ainda. Já gastei um dinheiro sagrado e se tiver mais despesas ainda, só deus pra me ajudar.

        Abraços,

        Josias Luciano Opuskevich

    • Josias L Opuskevich 25/08/2013 at 2:36 pm #

      Marcia, Bom Dia

      Pergunto se você teve que pagar pelo retoque.

      Eu fiz a cirurgia e estou ainda com 1,25-1,50 de miopia. Muito provavelmente vou precisar fazer.

      Estou com medo de ter que gastar mais ainda. Já gastei um dinheiro sagrado e se tiver mais despesas ainda, só deus pra me ajudar.

      Abraços,

      Josias Luciano Opuskevich

      • Jackson 25/08/2013 at 4:17 pm #

        Olá Josias,
        Estou com meu retoque marcado para o dia 9/9. Fiquei com 1,0 no OE. Fiz a PRK a 1 ano e meio atras e estou voltando somente agora para fazer. Não terei que pagar por ele pois segundo meu oftalmo, faz parte do procedimento inicial.
        Assim que eu fizer, como a Marcia, vou postar minha experiência aqui pois não há muitos relatos sobre retoque no blogue.

        Abraço

      • Josias 25/08/2013 at 10:35 pm #

        Olá Jackson! Boa notícia não precisar pagar…. Já não chega a notícia de não ter dado certo de primeira e ter que aturar óculos por mais 3/4 meses, ter que pagar ainda seria outro golpe, mais precisamente outra facada….

        Que tudo dê certo no dia 9 pra vc!

      • Marcia Pacheco 26/08/2013 at 3:59 pm #

        Oi Josias, fiz o procedimento pela Unimed PoA, não gastei nada, só com medicação e quando fiz o retoque não tinha mais plano, meu medico disse que não precisaria pagar nada e, que, mesmo que tivesse nenhum convênio cobre o segundo procedimento.
        Estou com um mês e ainda é um pouco difícil para ler. No mais,tudo tranquilo, não me arrependo de ter feito a cirurgia de refração, mesmo tendo um pós operatório bem complicado. E faria tudo de novo se necessário.
        Boa sorte!

  114. Vanessa 03/08/2013 at 7:09 pm #

    Ola
    Olha eu realizei a minha cirurgia refrativa prk no dia 04 de julho, e digo que agora jaz faz 1 mes praticamente e a minha visao esta perfeita!!! Consigo ver e ler tudo.
    Foi uma das melhores escolhas que fiz na minha vida, eu super recomendo.
    E assim uma dica, assim que realizarem a cirurgia, todos os dias por uns 15 dias tomem vitamina C, comam muitas frutas com vitamina C principalmente, pois ajuda muito na cicatrizacao.
    Falo isso, pois apos 1 semana quando meu medico retirou minhas lentes de contato, meus olhos nao tinham cicatrizado absolutamente nada, tive que ficar mais 1 semana com as lentes, e o proprio medico me deu a dica para tomar vitamina C, e realmente qd retornei para retirar as lentes, meus olhos estavam otimos! Nao ficou vermelho, nao encomodou nada.
    Estou com o olho um pouco seco sim, mas faz parte, eh soh pingar o colirio para lubrificar.
    Mas quem for fazer, faca sim, o pos operatorio eh chato, encomoda sim, mas pense no futuro, depois de 1 ou 2 meses fica perfeito. Era assim que eu pensava.
    Bjusss

  115. fernandholopes 08/08/2013 at 3:06 am #

    Galera estou pretendendo fazer a cirurgia pelo bos tenho 5 graus de miopia alguem sabe mais ou menos o valor que o bos cobra

  116. Giselle Souza 08/08/2013 at 11:10 am #

    Olá Pessoal estou aqui novamente, faz exatamente 1 mês e 3 dias que fiz a PRK no olho direito,como tinha comentado acima eu ainda continuo vendo em 3D, não tanto quanto antes pois está melhorando a cada dia rsr, conversei com a Médica e ela me disse que normal, estou usando Loteprol e o Lubrificante Systane, porque o olho fica seco o tempo todo. Mas Senti muita diferença. Estou muito feliz, para dirigir esta mara!!!!
    Boa sorte a todos!!!!!

  117. Marcia Pacheco 13/08/2013 at 6:05 pm #

    Hoje fazem 3 semanas que fiz o retoque para eliminar dois graus que ainda ficaram do primeiro procedimento.
    Ja dirijo a noite, trabalho bem mas esta muito difícil ler, vejo em 3D, computador é complicado, mas nas outras coisas esta tudo bem tranquilo.
    Não uso nada de colírios, as vezes o Lacrifilm, mas não sinto os olhos ressecados.
    Espero que passe logo essa fase.
    Boa sorte a todos.

  118. Muriel (@Muri_Branco) 16/08/2013 at 7:05 pm #

    Oi gente! Quase um mês depois da minha cirurgia posso enfim dizer que estou enxergando perfeitamente. Meu olho esquerdo tem doído um pouco e dirigir a noite ainda é complicado por causa das luzes, mas não me arrependo de nada.
    O começo foi difícil mas recomendo pra todo mundo. Espero não ter que fazer o retoque como algumas pessoas tiveram que fazer… Dia 10 tenho retorno dos 45 dias, espero que esteja tudo bem.

    Um beijo a todos!

  119. anderson zancheta 06/09/2013 at 1:49 am #

    Já faz um ano que fiz essa cirurgia… de dia ficou 100% e meus olhos não ficaram secos…mas em compensação de noite a qualidade da minha visão cai um pouco, e pra dirigir é muito chato. Meu medico falou que era normal após 6 meses da operação. Então gostaria de saber se é possível fazer uma cirurgia reparadora ou se tem algum óculos que melhore a visão noturna referente aos halos?

    grato

    • Marcia Pacheco 22/09/2013 at 9:44 pm #

      Oi Anderson, qnd os halos me incomodavam a noite eu dirigia de óculos escuros, não muuuuito escuros. Experimenta que melhora bastante.

  120. Jackson 11/09/2013 at 4:45 pm #

    Em abril de 2012 fiz minha PRK nos dois olhos para corrigir -2,50 de miopia. Nesta segunda que passou, dia 09 de setembro, fiz um retoque do meu OE que ainda ficou com -1 grau. Procedimento igual ao anterior. Muita ardência na primeira noite. Visão completamente embaçada. Diferente da primeira PRK, nesta, desde o primeiro dia não consigo ler nada. Nenhuma sensibilidade a luz ainda. Nesta sexta, retiro a lente protetora e deixar que o tempo faça tudo voltar a ser nítido! :)

  121. Andreia 20/09/2013 at 12:41 am #

    Boa noite a todos!
    Fiz minha PRK na ultima quinta feira 12/09/13, no IBOL/ Rio de Janeiro, hoje estão completando 7 dias.
    A cirurgia em si foi muito rápida e tranquila, o que demora mesmo é a preparação toda (roupas/colírios…) e o cheiro de churrasquinho ACREDITEM rs é verdade. Após a cirurgia o incômodo é realmente ABSURDO, você não consegue abrir os olhos e isso causa um certo DESESPERO rs, bateu até um arrependimento, mas logo logo apaguei, dormi mt pq antes da cirurgia deram um comprimido para q colocássemos debaixo da língua, e isso só fez efeito depois que saí de lá rs. Os tres primeiros dias realmente foram os piores devido a fotofobia que me fazia usar óculos escuro até mesmo para assistir TV, a visão ficava alternando o tempo todo, hora tudo nítido hora tudo embaçado. Mas me mantive em repouso e enfiada dentro de casa até o quarto dia quando voltei a trabalhar. 4º 5º e 6º dias tudo tranquilo, enxergando bem melhor do que antes da cirurgia ( meu grau era 1.75 e 1.5 +- ,não me lembro muito bem… miopia e astigmatismo). Hoje retornei ao IBOL para revisão e retirada das lentes (estava muito ansiosa p isso, pois a lente incomodava um pouco no olho esquerdo, aquela sensação de quando voce usa a lente tempo demais. Escutei o medico falando “0.25” para a secretaria, enquanto retirava minhas lentes, porém não me explicou muito bem o que era isso, suspendeu o uso do Zypred e do Acular e mandou usar Predmil e continuar com o Optive UD e voltar daqui a 30 dias para revisão. Minha visão está estranha desde que saí do Ibol, ressecamento total, to pingando o Optive diretooo nem espero dar o intervalo de 1 hra pq não aguento, embaça e de repente volta ao normal, sinto também um incomodo que parece que tem areia nos olhos (vontade de ir lá e pegar as lentes do curativo de volta rsrs tava tão tranquilo enquanto elas estavam aki rs). Bom eu sou do tipo “se é para melhorar devemos ao menos tentar !!” não me arrependo de ter feito a cirurgia e tenho muita fé em ficar com a visão 100%. Desejo boa sorte a todos que fizeram ou farão a cirurgia.
    *Perdoem os erros, o ressecamento está pior agora devido ao uso do computador me atrapalhando a digitar..

  122. Erasmo Filho 22/09/2013 at 8:35 pm #

    queria perguntar uma coisa pras pessoas que fizeram a cirurgia a mais tempo,Depois de quanto tempo vcs ainda perceberam uma melhora na visão????Pergunto isso porque sempre vi em vários sites e relatos que o período de recuperação é de 2 a 3 meses.O meu procedimento esta completando 3 meses nessa semana e sinto que minha visão não ficou como eu queria,ainda fiquei com 1 grau no olho esquerdo,valor que acho alto,o que faria com que eu ainda precisasse usar óculos,Sera que já posso considerar esse resultado como definitivo,ou ainda posso esperar alguma melhora após 3 meses?????

    • Marcia Pacheco 22/09/2013 at 9:41 pm #

      Oi Erasmo eu tinha -5,0 em cada olho e fiquei com -1,5 depois de três meses. Estava muito alto ainda, no sexto mês meu medico disse que faria um retoque, fiz em ambos os olhos ao mesmo tempo, exatos dois meses atrás e hoje minha visão está ótima. Ainda sinto um pouquinho de dificuldade na leitura de letrinhas mas fora isso estou muito bem.
      Super recomendo e faria tudo de novo se fosse preciso.
      Só aguardo fechar três meses para fazer uma outra avaliação pra ver se preciso usar óculos para perto. Mas acho que ainda não será necessário.
      Boa sorte e boa recuperação.

      • Erasmo Filho 23/09/2013 at 9:44 pm #

        Espero que a minha visão melhore e eu não precise fazer retoque,mesmo porque a cirurgia foi feita com meu dinheiro e eu não queria gastar mais 5 mil pra fazer novamente.Apesar de saber que existe esse risco,de sobrar grau, e a pessoa operada ter que continuar usando óculos, a gente nunca quer que aconteça com a gente.Valeu márcia,boa recuperação!!!
        Mais alguém pode responder minha pergunta????

  123. Josias 24/09/2013 at 1:36 am #

    a minha eu fiz faz 38 dias………..

    tratamento está em andamento pois não ficou boa…… devo estar com algo em torno de 1,50 1,75 de miopia em cada olho, e tb devo estar com astigmatismo, mas nao sei qto………..

    estou usando óculos para assistir tv, dirigir etc……… para o computador tem vezes q se eu tirar o óculos fica melhor, tem vezes q fica pior…..

    Erasmo, não sei como vc combinou com o seu médico, mas com o meu, se eu precisar de retoque (e eu acho que vai precisar) está dentro do “pacote” caso o retoque seja feito até um ano de iniciado o tratamento…….

    • erasmo filho 24/09/2013 at 11:34 am #

      Josias,o pior é que eu nem pensei sobre essa possibilidade,por isso não conversei com ela sobre esse assunto.Mas por enquanto como ela me disse que meu olho ainda tá em processo de recuperação vou esperar e ver o resultado.Caso não fique satisfatório,converso com ela sobre isso.

      • Josias 24/09/2013 at 12:09 pm #

        Eu também não pensei, fui perguntar depois que já tinha feito….. tb estava com medo de ter que pagar de novo…..
        ,
        fui bem sincero já na primeira revisão aí nessa conversa que fiquei sabendo que o retoque está dentro do pacote….

        mas o médico está sendo bem claro no sentido de que ele não gosta de que faça retoque…… fica até forçando uma situação alegando estes 3/4 meses de recuperação, parece que torcendo que vai ficar boa……….. mas até agora não vi evolução nenhuma desde quando acordei no dia posterior ao da cirurgia………

    • Jackson 24/09/2013 at 12:26 pm #

      Josias, faz 2 semanas que fiz meu retoque PRK no OE. Ainda fiquei com 1 grau de miopia. Meu retoque eu fiz 1 ano e 4 meses depois da cirurgia e não fui cobrado por fazer parte do pacote. Minha recuperação foi totalmente diferente da minha primeira PRK…não tive sensibilidade a luz…não fiquei com a vista colada enquanto dormia (tinha que passar soro pra desgrudar meus olhos)…enfim, continuo com dificuldade apenas para leitura de perto e para longe a coisa começou a ficar nítida… dirijo e trabalho normalmente… abraço!

      • Marcia Pacheco 24/09/2013 at 6:29 pm #

        O meu retoque não me custou nada, embora tenha feito a cirurgia pelo convênio. Meu medico disse que o convênio não cobre retoques, mas estava dentro do pacote.
        Nem as revisões são cobradas.
        Sou de Porto Alegre-RS.

  124. Flávio 27/09/2013 at 5:24 pm #

    Oi pessoal, fiz a cirurgia PRK a sete dias e estou com a visäo bem embaçada. Tinha 10graus de miopia e e 1 astigmatismo e estou ancioso para ver o resultado final, mas sei que é um processo demorado. Quando pingo o colírio lubrificante minha visäo fica perfeita, se ficar assim após cicatrizar está ótimo.

  125. Phelippe 30/09/2013 at 2:04 pm #

    Oi pessoal! Tinha 6,5 de miopia no olho esquerdo e 5,75 no esquerdo, e 0.75 de astigmatismo em cada vista…fiz a cirurgia PRK dia 24/09… Só tive um leve incomodo após a cirurgia, e no 2ª dia (sensação de areia nos olhos, e muita sensibilidade a luz. Mas tudo muito suportável). Já no terceiro dia, fui a clinica, e a Dra. deciciu remover as lentes de proteção, segundo ela, a minha vista estava cicatrizando bem. A qualidade da visão, caiu um pouco, após a retirada das lentes, porém nada tão relevante. No 4 dia, já havia percebido uma grande evolução.. Hoje estou no 6º dia e acredito que estou enxergando uns 90% porém varia muito.Uso computador, assisto tv normalmente. A luz já não incomoda mais.. Estou bem satisfeito para o 6º dia de cirurgia… Acredito que a minha visão ainda vai variar bastante, só basta ter paciência agora. Para quem não enxergava um palmo de distância, fiquei bem contente com todos os resultados. Dia 24 de outubro volto para a revisão. Confesso que pesquisei e li muitos relatos na internet, positivos, e negativos…Fiquei com muito receio das possíveis sequelas e tudo mais, mas encarei o desafio..rsrsrs Uma dica: Fiquei os dois dias só de olhos fechados, e no escuro total… Tomei vitamina C, e alguns outros alimentos que ajudam na cicatrização… Respeitei bem o uso dos colírios no tempo certo… Procurei não ficar forçando a visão…E vou continuar me regrando durante esse pós operatório… Graças a Deus deu tudo certo! Fiz a cirurgia no RJ com a Dra Ana Carolina da Otavio Moura Brasil, cirurgia feita na pro-oftalmo em botafogo. Sucesso para todos!!

  126. Ralder Colmanetti 07/10/2013 at 4:51 am #

    Boa noite pessoal, hoje estou no meu 10º dia pós cirurgia PKR. Tinha 6,5º de miopia em cada olho! Do que éra melhorou muito, pois consigo dirigir e fazer outras coisas que antes eram impossíveis sem óculos ou lente. Porém percebo que ainda está longe de ser uma visão perfeita. Por esse tempo (10 dias) já é possível ter algum diagnóstico se vai realmente zerar ou ainda é cedo para se avaliar o resultado? Muito obrigado.

    • Phelippe 07/10/2013 at 11:42 am #

      Fala ae Ralder.. Estou no mesmo dilema… 14 dias, e não está perfeita, como imaginava, porém acho que ainda é cedo para avaliar qualquer coisa.. Basta esperar… Mas se ficar do jeito que está, já estou no lucro! Abs.

    • Marcia Pacheco 07/10/2013 at 2:31 pm #

      Pessoal tenham paciência!
      Sei que ficamos anciosos mas a recuperação é demorada mesmo.
      Eu precisei fazer retoque após seis meses e hj com dois meses de recuperação do retoque posso dizer q foi um sucesso. Ainda fiquei com um grau mínimo no direito e vou precisar de óculos para perto, que antes não usava, afinal míopes enxergam bem de perto, porém após os 40 todos vamos usar mesmo.
      Minha filha vai fazer o OD na quinta, está com 5,0 em cada um.
      Boa recuperação e boa sorte a todos.
      AH, recomendo meeeesmo! Faria tudo de novo.
      Abraço!

  127. Vânia 11/10/2013 at 2:38 pm #

    Bom dia pessoal!
    Fiz uma cirurgia há 8 dias Lasik e percebo que tive uma ótima melhora, pois tinha grau alto. Hoje ainda vejo desfocado e ainda não consigo ter a visão de quando usava óculos, será normal mesmo? Dizem que a cirurgia de método Lasik a recuperação é mais rápida. Obrigada!

  128. Junior 12/11/2013 at 10:19 am #

    Olá Pessoal Bom dia…

    Fiz a cirurgia Lasik dia 08/11/2013, o meu olho esquerdo está com a visão perfeita… mas o olho direito está um pouco embaçado, será q isso vai melhorar e ficar igual ao olho esquerdo ?

  129. Paula 24/11/2013 at 10:32 pm #

    Olá pessoal, li todos os posts e adorei o blog. Estou completando hoje 18 dias de cirurgia, realizei o método PRK. O olho esquerdo está ótimo (tenho a sensação que zerei), porém o direito está horrível, mto embaçado (tenho a sensação de não ter operado e com isso me sinto até tonta – um olho bom e outro péssimo) ontem chorei e bateu o arrependimento da ter feito a cirurgia. Amanhã quero ir ao médico, preciso ter certeza que está tudo bem, que é normal e que o olho direito vai ficar como o esquerdo
    Junior, como vc está pois fiz a cirurgia um dia antes de vc (07/11/13).

    Obrigada a todos

    • Flávio 25/11/2013 at 2:10 am #

      Calma, vai dar tudo certo é normal o embaçamento nos primeiros dias.

  130. Paula 25/11/2013 at 2:21 pm #

    Boa Tarde Flavio. Quando vc fez a PRK?
    O problema é que parece que o olho direito está pior que antes da cirurgia.

    • Flávio Antunes 25/11/2013 at 8:37 pm #

      Oi Paula, fiz cirurgia dia 20 de setembro e no começo estava desanimado com o resultado, mas agora já enxergo bem melhor e consigo fazer td que fazia quando usava lentes e sem o embaçamento. Sei que ainda não está 100% pois o médico disse que devido a espessura da minha córnea não iria conseguir zerar meu grau que era muito alto (11 e 10.5) mas gostei do resultado já que usava uma lente de 10 graus nos 2 olhos kkk então mesmo que não conseguisse zerar enxergaria igual ou melhor que antes. Vou marcar outra consulta nessa semana pra ver o resultado e relato em breve no blog. Boa sorte na sua recuperação. E quanto ao seu olho direito acho que deve ter um pouco mais de paciência que td vai ficar bem.

  131. Ricardo Lemos 25/11/2013 at 10:02 pm #

    Operei tem 3 dias, minha visão está MUITO embaçada e arde muito qndo fico exposto a claridade… Meu Deus será q vou melhorar?? Estou apavorado!

    • Ralder Colmanetti 26/11/2013 at 10:52 am #

      Calma Ricardo. É assim mesmo. Hoje está completando 2 meses que fiz a minha. Meu médico disse que a cicatrização completa pode durar até 90 dias. Eu tinha 6,25 de miopia em cada olho, sinto que ainda não estou 100% mas está quase perfeito. O começo é assim mesmo e também fiquei desesperado. Fique calmo que logo estará enxergando perfeitamente…

      • Costa Neto 26/11/2013 at 12:30 pm #

        Olá pessoal, vim só pra falar um pouco da minha experiência. Eu fiz prk há quase um ano e passei por toda essa ansiedade que vcs estão passando. Eu olhava toda hora depoimentos na internet, procurava ore sobre o assunto e tudo mais.. Fuquei bem tenso pq nos 10 primeiros dias eh bem ruim. Claro q há uma melhora gradual ao longo do tempo. Então eu só fiquei com minha visão perfeita após uns 3 meses e menos assim ainda foi melhorado. Eh bem gradual. Tenham paciência. Eu tinha poucos graus. Menos de 2 mas me incomodava mt. Foi a melhor coisa q já fiz. Não me arrependo de nada. Tenho e sempre tive muito cuidado usando bons olhos escuros e tal.. Eh só se cuidar. Evitar o sol o máximo possível. Tenham paciência que na grande maioria dos casos da certo. O meu olho esquerdo ficou um pouco de astigmatismo, mas em pouco mesmo. Nem percebo. Fiquem bem.

  132. Phelippe 26/11/2013 at 12:51 pm #

    Fiz minha cirurgia no dia 24/09.. Minha vista direita ficou perfeita. Aparentemente sobrou um pouco menos de 1 grau na minha vista esquerda + astigmatismo.. Porém, não me atrapalha em nada. Consigo fazer tudo perfeitamente… Tinha 5.75 e 6.5 de miopia, fora o astigmatismo. A melhora foi gradual, cada dia foi melhorando um pouco! Como pratico atividades físicas exposto ao Sol (Pedalada e Surfe), tenho procurado me proteger bastante do sol..
    Marquei outra consulta para dezembro, para saber como anda minha recuperação. Sinto que não ficou perfeito, mas do jeito que está, ficou ótimo! Faria tudo de novo… Sucesso para todos!

  133. Fabiano 27/02/2014 at 4:10 pm #

    Meu depoimento daria um livro, mas prefiro abreviar, na esperança de que alguém me ajude. Vou falar só do olho esquerdo, pois o direito deu uma bronca no dia da cirurgia (o laser travou) e só operou 40%, tendo que fazer o retoque daqui a algum tempo. Já o olho esquerdo foi operado totalmente no dia 17/01, pelo método PRK. Hoje faz 40 dias da cirurgia e minha visão é muito ruim. Pra perto é terrível, não consigo ler quase nada, a não ser que a fonte seja bem grande. Pra lonte, vejo razoavelmente bem, mas ainda desfocado e com visão dupla. O médico diz que é normal, mas fico pensando que houve algum erro. Tem dias que até choro, arrependido de ter feito a cirurgia.

    • Flávio 27/02/2014 at 6:38 pm #

      Calma vai dar td certo é assim mesmo demora um pouco, logo vai enxergar bem, comigo foi assim tb.

      • Fabiano 28/02/2014 at 2:51 am #

        Obrigado, Flavio, pela gentileza em me tranquilizar. Tenho passado por vários problemas ultimamente e esse tempo de recuperação tem sido bastante difícil pra mim. Deus te pague pela sua atenção! Espero mesmo que tudo termine bem.

    • Marcia Pacheco 28/02/2014 at 3:12 am #

      Já me arrependi muitas vezes, cheguei a fazer retoque seis meses depois e ainda não estou 100%. Faz um ano da primeira vez e seis meses do retoque. Mas garanto que foi a melhor coisa que fiz por mim nos últimos anos. Fica tranquilo que depois da fase ruim as coisas vão ficando melhores com o tempo.
      A primeira vez fiquei vendo em 3D até o retoque, só descobri isso depois…
      A palavra chave é paciência.
      Boa sorte!

      • Fabiano 28/02/2014 at 3:18 am #

        Ah, Márcia, agradeço de coração. Vi todo o seu relato hoje à tarde e imagno o seu sofrimento. Mas, se depois de tudo isso você me diz que foi a melhor que coisa que fez por si nos últimos tempos, isso me tranquiliza bastante. Muito obrigado por sua atenção!

    • Josias 10/03/2014 at 1:11 am #

      Meu relato:

      Em agosto/2013 fiz a cirurgia e ainda fiquei com 1,25-1,50 de miopia e 0,25 de astigmatismo nos dois

      Em 09 de dezembro de 2013 fiz o retoque. Não foi cobrado nada pelo meu médico, estava dentro do “pacote” original.

      Ficou uma sobrinha de 0,25 de astigmatismo no direito, mas quase que imperceptível. Estou bem feliz e satisfeito.

      De manhã, mas não sempre, ainda acordo com o olho vermelho e tenho que pingar o Systane. Se eu fico acordado até mais tarde também preciso do Systane, assim como quando dirijo por muito tempo.

      Único acompanhamento que sobrou para fazer foi um exame que verifica a córnea. Daqui um ano tenho que refazer o exame para saber como está a grossura/curvatura da córnea.

      Abraços,

      Josias Luciano Opuskevich

  134. Anderson 27/05/2014 at 5:26 pm #

    Hoje, maio/2014, faz 5 meses que fiz cirurgia PRK no Hospital de Olhos em Curitiba. Eu tinha 5 graus miopia e 1 grau astigmatismo.

    Resumindo: 15 primeiros dias você vive um inferno com a cirurgia PRK. (recuperação da LASIK é muito mais rápida). Até o epitélio crescer novamente sua visão fica muito, MAS MUITO, ruim. Após o 1 mês: muita evolução. No segundo mês praticamente se estabiliza o resultado da cirurgia.

    Resultado: Hoje, após 5 meses, olhos secos e cansados durante o dia. Fiquei com residual de 0,75 astigmatismo num dos olhos e isso tem me incomodado muito para leitura ou TV. Estou com uns 90% da visão que tinha com os óculos.

    Pontos Positivos: fica livre dos óculos, liberdade para praticar esportes, sair, etc.

    Pontos Negativos: TODA cirurgia tem risco. Chances de residual e olhos secos são altos. Visão para perto não fica boa, pois o míope enxerga muito bem de perto. A cirurgia tira essa vantagem do míope.
    Portanto, se você depende muito da visão para trabalhar (com computador, eletrônica, mexer com detalhes e coisas pequenas, muita leitura) eu NÃO RECOMENDO, pois sua visão NUNCA mais será a mesma!

    Se você usa óculos e está confortável em utilizá-lo, eu recomendo a continuar assim. As cirurgias chegam próximo, mas somente os óculos permitem uma correção da visão em 100%.

    Se você não aguenta mais óculos e lentes de contato, pratica esporte e não quer mais usar óculos, então fique ciente dos RISCOS (que não são poucos) e faça a cirurgia.

    • Phelippe 28/05/2014 at 11:52 am #

      Concordo com você Anderson! Fiz a minha cirurgia tem 8 meses. Tinha quase 6.5 em cada vista, fora o astigmatismo… Não me arrependo, pois dedico minha vida quase toda as atividades físicas, e essa cirurgia me deu uma liberdade muito grande. Não cheguei a ter olhos secos, mas fiquei com pouco menos de 1 grau em cada vista, e um leve vestigio de astigmatismo, ou seja, essa cirurgia me proporcionou 90% de visão, comparada com meus óculos.. Somente durante a noite, e em ambientes pouco iluminados que a minha visão cai um pouco.. Mas nada que me atrapalhe muito. Cheguei inclusive a pegar um óculos de um conhecido e experimentei (o mesmo tem um grau bem suave), e minha visão ficou perfeita novamente… Anderson, eu acho que se você quiser ter a visão 100% de novo, terá que fazer óculos, para corrigir o grau que sobrou.. Ou seja, a sua visão poderá ser a mesma, mas com o auxilio dos óculos.
      Mas acredito que esse não é o objetivo de quem fez essa cirurgia, que é de ficar livre do mesmo. Sem mais, não tive muita complicação.. Fiquei muito satisfeito!! O que resta aos que fizerem é so mesmo ter paciência, pois a recuperação é lenta. Eu fiquei uns 3 meses sem entrar no mar, e pegar sol… Mas depois, foi só alegria…
      Outro detalhe, volta e meia uso o colírio lubrificante, só mesmo para limpar as vistas (Precaução).. Pois abuso um pouquinho delas no mar, e em terrenos bem poeirentos..
      Sucesso para todos!

  135. Robson Antunes 02/07/2014 at 3:34 am #

    Uso de óculos por 27 anos…4.5 e 4.75 de miopia + astigmatismo…lasik…uma hora após cirurgia ao pingar colirio e piscar a lente saiu e ao limpar o excesso com lenço de papel não percebi e perdi a lente do olho esquerdo,”enrrugou” o epitélio..no dia seguinte o médico fez intervenção pra reposicionar o epitélio e recolocar lente que tirei ontem no 4° dia….agora olho direito, acredito que em 95%…esquerdo em 70%, não sei se em virtude da complicação, igual visão 3D…chega a atrapalhar o direito principalmente para perto….halo em ambos a noite frente à luz de veículos….realmente o lubrificante parece que dá uma clareada no foco…enfim, esperançoso que melhore a cada dia

  136. ALLAN FERREIRA 28/07/2014 at 3:07 pm #

    Fiz a cirurgia PRK refrativa no dia 05/06. Eu tinha 1,5 de miopia em cada vista. Já vai fazer 2 meses que operei e ainda não me sinto tão bem. Não tenho uma visão perfeita. Enxergo embaçado. Letras pequenas eu não enxergo. Tenho um pouco de visão dupla. Não sabia que seria tão desconfortável assim. Fico pensando se vou ter uma visão perfeita novamente, assim como tinha quando usava lentes e óculos.

    • Anderson 28/07/2014 at 3:39 pm #

      Allan e demais colegas, torço para que melhorem.

      Fiz a cirurgia há 7 meses e ainda continuo com os olhos muito secos (tenho que pingar colírio 5x ao dia) e tenho visão duplas. Tive que voltar a usar óculos! Que m****!
      Minha visão antes da cirurgia e com óculos era perfeita, agora estou com 90% de qualidade visual.

      Aos demais leitores, pense muito bem antes de fazer a cirurgia, pois é um caminho sem volta. Se ficar bom, ótimo. Agora se não ficar, as consequências são terríveis e irreversíveis.

      • ALLAN FERREIRA 28/07/2014 at 7:40 pm #

        Caramba Anderson, sério? Pq vc teve que voltar a usar óculos? Ficou grau ainda? Confesso que já tive um ganho de 80%. Enxergo coisas que não enxergava de forma alguma antes. Mas a perfeição eu não tenho, ainda. Espero chegar a ter. O meu médico optou em fazer uma coisa que vários já estão fazendo, que é deixar 0,5 em uma vista de zerar a outra. Isso faz com que não tenhamos problemas de vista cansada e precisar usar óculos pra perto, depois dos 40. Vamos ver. Espero alcançar uma visão bem melhor do que estou.

      • Marcia Pacheco 29/07/2014 at 12:36 am #

        É pessoal, nem tudo são flores…
        Hoje uso óculos para perto e longe, ainda não fiz um multifocal mas não vou escapar. Depois da PRK há um ano e meio e o retoque há alguns meses, já me perdi no tempo, desculpem se me enganei, minha visão está muito ruim, tenho 1,5 de astigmatismo, miopia e hipermeteopia, ainda fico com os olhos ressecados e volta e meia com infecções na córnea. Fui a vários médicos que desaconselharam qualquer uso de lentes de contato, que eu usei por 26 anos e nem sonhar com outro procedimento. Acho que foi barberagem do medico, depois descobri que não era dos melhores.
        Enfim, antes tinha 5,0 só de miopia, enchergava de perto como uma águia, agora não vejo nada direito…
        Procurem bons profissionais, busquem varias opiniões, informem-se. Minha filha fez o mesmo procedimento que eu, com o mesmo medico e também está usando óculos com 1,25.
        Boa sorte!

      • amanda 29/07/2014 at 11:14 am #

        Olá Márcia,
        Nossa sinto muito pela sua cirurgia…Eu fiz a PRK e fevereiro de 2013 sinto dificuldade somente a noite,em lugares com pouca iluminação mas nada que me faça se arrepender da cirurgia o oftalmo me perguntou se eu queria fazer o retoque mas não quis fazer.Meus olhos não são ressecados um alivio.

      • Anderson 29/07/2014 at 8:08 pm #

        Fiquei com residual de astigmatismo, o que me incomoda bastante.
        Antes da cirurgia enxergava muito bem de perto, conseguia ler bulas, mexer com componentes eletrônicos pequenos… Agora a leitura de coisas pequenas e próximas ficaram borradas.

        Fiz a cirurgia numa das melhores clínicas da capital.
        Como existem bons profissionais, infelizmente existem os ruins também, e muitas vezes alguns omitem informações. Não explicam os riscos e objetivam apenas o lucro com o procedimento cirúrgico.

        O meu oftalmo disse que apenas 3% apresentam residual abaixo de 0,5 grau. Pesquisando tenho percebido que essa estatística é muito além, e há vários outros relatos com problemas pós cirúrgicos, tanto no PRK quanto no LASIK.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: